Segunda com discussão sobre mercado argentino e licitações em Maringá

Compartilhar

“Licitações públicas sob a ótica dos contratantes, contratados, fiscalizadores e sociedade”. Este é o tema de um simpósio nacional que será realizado nesta segunda-feira (2/10), às 19h30, na Unicesumar. A organização é do curso de Gestão Pública da EAD Unicesumar e a participação é gratuita. 

Segundo os organizadores, o objetivo do simpósio é sensibilizar a população em geral sobre a importância de se fiscalizar as licitações públicas no Brasil, capacitando o cidadão comum para acompanhar todas as etapas dos processos licitatórios. 

Autoridades públicas participarão do evento, entre eles o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, o procurador geral de Maringá, Alexis Kotsifas, o promotor de proteção ao patrimônio público de Maringá, Pedro Ivo Andrade, e o vereador do município, Jean Carlos Marques Silva, além de quatro representantes da sociedade civil organizada: Giuliana Lenza (Observatório Social de Maringá), José Roberto Tiossi Junior (OAB-PR), Silvio Cesar de Castro e Heloísa Jordão.

O simpósio será transmitido ao vivo do campus sede da instituição, em Maringá, para todos os 170 polos da EAD Unicesumar distribuídos em todos os estados brasileiros.

Segundo a coordenadora do curso de Gestão Pública, Márcia de Souza, no contexto político e econômico que o Brasil vive, é muito importante que as pessoas acompanhem de perto os processos de licitação em suas cidades. “O evento tem um propósito educativo. A população precisa ter conhecimento das etapas do processo de uma licitação pública e a importância de fiscalizar e cobrar um bom trabalho das autoridades responsáveis”, informa.

O simpósio será dividido em três etapas. Na primeira, os participantes comentarão sobre um tema sorteado pela mediadora da mesa, a professora Daniela Monteiro. No segundo momento, a mediadora fará uma pergunta para cada convidado, que terá uma réplica feita por outro participante. Na terceira etapa, as perguntas serão escolhidas pelos próprios debatedores e direcionadas a outro participante. O público também poderá participar fazendo perguntas ao final de cada etapa. (Com informações da assessoria de imprensa da Unicesumar)

Cônsul argentino fala sobre oportunidades de negócios

O cônsul argentino Pedro Ezequiel Marotta estará na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), nesta segunda-feira (2/10), às 19 horas, para falar a empresários da cidade sobre perspectivas e oportunidades de negócios.

O diretor-executivo da Terra Roxa, Alexandre Farina, explica que o objetivo do evento, que é voltado ao empresariado da região, é fomentar as relações bilaterais entre o Paraná e Argentina, que já são intensas.

“Se o Paraná fosse ​considerado ​um p​aí​s​, estaria à frente da Itália e da França ​em termos de relacionamento comercial ​com a Argentina. No Brasil, somos ​um dos principais estado​s​  com relações comerciais com o país vizinho. E queremos ampliar isso”, diz.

Farina ressalta que diversas ​outras aproximações diplomáticas já foram realizadas com a Argentina, sendo que algumas visitas geraram resultados positivos.

“​Missões comerciais e prospectivas foram realizadas entre o Norte do Paraná e regiões da Argentina, em ambos os sentidos, gerando fluxo comercial, parcerias e atração de investimentos”, conta o diretor. 

O evento é realizado pela ACIM, Sancor Seguros, Consulado Argentino e agência Terra Roxa. (Com informações da assessoria de imprensa da ACIM)

 


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas