Depois de longos períodos de seca e calor, é comum as pessoas, principalmente as crianças, aproveitaram as primeiras chuvas para se refrescarem. Mas tome cuidado!
A Defesa Civil do Paraná emitiu nota alertando a população do estado para evitar tomar banhos nas próximas chuvas, que podem cair em várias cidades ao longo desta e da próxima semana.
As previsões para Maringá indicam precipitações fortes na sexta-feira (29) e no sábado (30).
Há mais de 30 dias sem que uma única gota significativa caia do céu, os municípios paranaenses podem estar prestes a presenciar o fenômeno de chuva ácida, causada exatamente pelo longo período de estiagem.
De acordo com o órgão, o tempo seco favorece o acúmulo de substâncias químicas que deixam ácida a água da chuva.
“Dentre os principais responsáveis pelo acúmulo de poluentes estão os incêndios, depois a queima dos combustíveis nos veículos e o lançamento de substâncias por chaminés das indústrias”, explica a Defesa Civil em sua nota oficial.
Poluentes acumulados na atmosfera
As substâncias como gás carbônico, monóxido de carbono, partículas de nitrogênio e enxofre liberadas pelo fogo e pela fumaça são lançadas na atmosfera e, por causa do tempo seco, os gases se acumulam.
Misturados ao vapor de água, voltam para a terra em forma de chuva, a chamada chuva ácida.
A recomendação é que as pessoas não tomem banho de chuva nos próximos dias, porque a grande quantidade de dióxido de carbono acumulada na água pode causar irritação na pele, principalmente em crianças, que possuem uma maior sensibilidade.
Defesa Civil busca acalmar a população
No final da tarde desta quarta-feira (27/9), a Defesa Civil do Paraná atualizou as informações referentes ao alerta de chuva ácida divulgado no dia anterior. Segundo o tenente Marcos Vidal, da Defesa Civil, há o risco de chuvas isoladas com concentração moderada de substâncias químicas a partir desta quinta-feira (28) em apenas algumas partes do Estado. Veja aqui a nota na íntegra divulgada pela Agência Estadual de Notícias.
Atualização: A reportagem foi atualizada às 20h15 de quarta-feira (27/9) com novo alerta, mais moderado, divulgado pela Defesa Civil do Paraná.
Comentários estão fechados.