Morre o ator Tarcísio Meira, aos 85 anos, vítima da covid-19

12 de agosto de 2021
Tarcísio Meira
Tarcísio Meira foi um dos galãs mais importantes das novelas da TV brasileira

Morreu hoje no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o ator Tarcísio Meira.de 85 anos, por conta da covid-19. A mulher dele, a atriz Glória Menezes, de 86 anos, também foi infectada pelo vírus, mas está internada em um quarto com boa recuperação.

Um dos mais importantes atores do país, Tarcísio marcou história da TV e do cinema, sendo inclusive o protagonista da primeira novela diária do país, a “2-5499 Ocupado”, na TV Excelsior, em 1963.

Na TV Globo, ele está desde 1967 e protagonizou alguns dos maiores sucessos das telenovelas, como “Irmãos Coragem”, “O homem que deve morrer”, “Espelho Mágico” e tantos outros. Um de seus últimos papeis foi na primeira fase da novela “Velho Chico”, de Benedito Ruy Barbosa.

Um dos mais reconhecidos nomes da atuação no Brasil, Tarcísio Meira tem um currículo de mais de 60 trabalhos na televisão, entre novelas, seriados, minisséries, teleteatros e telefilmes, numa carreira que começou em 1961, na extinta TV Tupi.

Também participou de 22 longas-metragens, dirigidos por cineastas como Glauber Rocha, Walter Hugo Khouri, Anselmo Duarte e Bruno Barreto, além de 31 peças de teatro.

Famosos falam de Tarcísio

Bruno Gagliasso, ator

“Hoje não tem clima pra humor. Só a tristeza por essas perdas em um intervalo tão curto. Paulo e Tarcísio são gigantes que nos inspiram a fazer sempre o melhor. A saudade ficará para sempre e os aplausos também. Obrigado por tanto”.

Miguel Falabella, ator e escritor

“Mais um de nós se vai, mais um ícone da nossa profissão, aquele para quem a palavra galã parece ter sido inventada. Tarcísio reinou absoluto por todos esses anos e encheu de sonhos o imaginário do nosso povo tão sofrido. Seu personagem mais icônico, João Coragem, vive eternamente na velha telefunken da Ilha do Governador, que eu guardei na memória. Com a partida daqueles que nos formaram e inspiraram, mais do que nunca é preciso resistir e manter acesa a chama de nosso ofício tão maltratado nos tempos que correm. Receba meu aplauso e minha singela homenagem. Se conseguirmos salvar o que nos resta de civilização, com certeza você será sempre lembrado! Um beijo carinhoso.”

Rodrigo Lombardi, ator

“Estou em choque. Arrasado. Perdi um ídolo, um parceiro de trabalho e um amigo. O Brasil perdeu seu maior símbolo da dramaturgia. Um homem do teatro, cinema e televisão que, por onde passou deixou toda sua marca. Só ele sabia fazer o que ele fazia. Tarcísio conseguiu a eternidade, não porque se foi, mas porque sempre nos lembraremos dele. Tarcísio, como poucos, estará pra sempre na história desse país. Salve Tarcísio”

Maisa, atriz e apresentadora

“Descanse em paz, Tarcísio Meira. E que Deus conforte os corações de amigos e familiares. Seu legado é eterno. Obrigada!”

Clarice Falcão, atriz

“Tarcísio foi meu avô na novela que eu fiz. Era a pessoa mais legal do mundo. Não foi uma época fácil pra mim, mas foi mais fácil por causa dele”

Boninho, diretor

“Muito triste perder nosso maior galã da história da tv brasileira. Tive a alegria de conviver com ele e Glória durante muitos anos. Que pena. Cara de choro Meu conforto a família, Tarcisinho”

Eri Johnson, ator

“Inacreditável, meu Deus do céu. Paulo José foi ontem e hoje vai o nosso Tarcísio. Tristeza total”

Padre Reginaldo Manzotti

“Perdemos um dos gigantes da dramaturgia brasileira. Tarcisio Meira pertencia a uma geração de ouro e fará muita falta. Desejo força, fé e paz a todos os familiares. Que sua alma descanse em paz e que a luz perpétua o ilumine.”

Matheus e Kauan, dupla sertaneja

“Nossos sentimentos à família e amigos de Tarcísio Meira, um dos grandes artistas do nosso país que se foi hoje”

José de Abreu, ator

Ator Tarcísio Meira morre de Covid-19 aos 85 anos