O doodle da página de busca do Google nesta quarta-feira, 12, homenageia a atriz Ruth de Souza, morta em 2019 aos 98 anos e que estaria completando 100 anos hoje.
Ruth foi a primeira atriz negra em papeis de destaque nas novelas da televisão brasileira, especialmente as da Globo, mas muito antes de brilhar na TV ela foi destaque no teatro e no cinema, sendo a primeira artista nascida no Brasil a ser indicada ao prêmio de melhor atriz em um festival internacional de cinema, por seu trabalho em “Sinhá Moça”, no Festival de Veneza de 1954.
No teatro desde 1945, Ruth de Souza abriu caminho para o artista negro no Brasil, tendo participado ao lado de mulheres negras do primeiro grupo de teatro negro a subir ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a peça O Imperador Jones, de Eugênio O’Neill.
Em 1959 viveu outro momento especial no palco, ao protagonizar Oração para uma negra, de William Faulkner, com Nydia Licia e Sérgio Cardoso, no Teatro Bela Vista, em São Paulo.
Em 1968, integrou ao elenco da TV Globo, e em 1969 protagonizou a telenovela A Cabana do Pai Tomás. Por esse trabalho, alguns autores a consideram a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela.
No carnaval carioca de 2019 a atriz foi homenageada pela escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz, com o enredo Ruth de Souza – Senhora Liberdade. Abre as Asas Sobre Nós.
Comentários estão fechados.