Empatia, competência que transforma a vida

Imagem internet

Identificamos com facilidade quando somos ou encontramos pessoas simpáticas ou antipáticas.

Já a empatia exige uma pouco mais de esforço para que possamos usufruir dos vários benefícios que essa competência dispõe, tanto no passado como no presente e será no futuro.

Essa competência fez com que a humanidade chegasse até aqui, fez com que não fossemos instintos e nos dá esperança de um mundo melhor.

Vamos refletir?

Imagine se seus colaboradores, supervisor, colegas de trabalho, clientes, família, amigos, filhos, enfim todos que cruzam seu caminho nessa vida.

Imagina se eles compreendessem profundamente e sem fingimento como você se sente, suas necessidades, pontos de vista, o que faz e porque faz.

Pense também se você pudesse literalmente estar na pele de outras pessoas e pudesse compreendê-las intensamente.

E se os que governam nosso país se colocassem no lugar das pessoas que trabalham arduamente para pagar seus impostos e administrasse o país com sabedoria, justiça, amor, pelo o povo e para o povo.

Como seria o mundo? Os relacionamentos? A saúde emocional?  A economia? Sua empresa? Seus filhos?

Até parece utopia, mas é possível, se todos nos desenvolvêssemos com avidez a empatia.

A empatia é uma competência excepcional onde você compreende a perspectiva psicológica, emocional, atitude, ou seja, o mundo das outras pessoas.

Com mais empatia não resolveríamos todos os problemas do mundo, mas poderíamos evitar muitas aflições e encontrar soluções mais efetivas no dia a dia.

Confira alguns benéficos quando você é empático, quando vai além de si mesmo.

Empatia te faz mais inteligente

A empatia te ajuda a ter um pensamento sistêmico muito mais apurado, você já não vê a vida apenas por um viés, mas por vários ângulos e com outras perspectivas.

Isso amplia sua visão da vida, expandi sua mente, sua playlist emocional, comportamental e ainda te ajuda a desenvolver outras competências.

Não se ofende com facilidade

Quando você é empático e observa o que envolve a ação do outro, fazendo uma cisão entre você e os demais, separando o que é seu e o que é do próximo.

Dessa forma você tem um grau de consciência maior e já não se ofende com tanta facilidade com aquilo que diz respeito à outra pessoa e não a você.

Melhora sua saúde

Quando você é empático você se conecta profundamente com o outro e nessa conexão com o outro você passa a ter comportamentos altruístas e faz o que é certo para as pessoas, mesmo que elas te façam mal ou não mereçam sua benevolência.

Agindo assim você se sente bem, isso causa um impacto extremamente positivo na sua saúde física, mental e espiritual.

Seu cliente mais feliz

Conseguir entender a real necessidade do seu cliente e atende-lo de forma personalizada como ele deseja e não apenas com o objetivo de vender, faz com que o cliente sinta que foi compreendido na sua totalidade e isso o deixa mais feliz.

Cliente satisfeito feliz compra mais, indica sua empresa, divulga, volta a comprar e assim você também ganha, simplesmente porque trabalha com empatia.

Você desenvolve relacionamentos mais saudáveis

Relacionamentos nos constroem.

Também podemos adoecer e nos curar através dos relacionamentos.

Isso é mais um dos benefícios, ver sua família e todas as pessoas do seu convívio experimentando mais felicidade porque você se relaciona com empatia.

Muitas brigas, mortes, rompimentos de amizades, divórcios, muitas desgraças seriam evitadas se essa competência estivesse presente entre as pessoas.

Lida melhor com sentimentos desagradáveis

É preciso confessar que a inveja, a arrogância, a avareza, a prepotência, o individualismo, o narcisismo, tem afetado o ser humano.

Esses sentimentos não tem espaço quando a empatia esta presente, pois a empatia ativa emoções mais agradáveis como a alegria, a confiança, a coragem, o perdão e por ai vai.

Empatia te faz uma pessoa mais justa, te livra de comportamentos inadequados que podem comprometer sua vida.

Vemos diariamente sendo noticiadas  improbidades administrativas, a corrupção reinando o país.

A ausência da empatia compromete a ética, a honestidade, o que leva muitas pessoas a experimentarem graves consequências com comportamentos ilícitos.

Como desenvolver ainda mais a empatia?

Imagem internet

Cada ser humano é único

Conseguir entender o valor do ser humano é essencial para empatia aumentar em nós.

Um desses valores é que somos únicos.

Ninguém é insubstituível no sentido de fazer coisas, mas a forma que cada pessoa é e esta no mundo é só dela.

Cada ser humano não é o que faz ou seus resultados, essa é uma visão alienada que limita a importância que o ser humano possui e o quanto cada pessoa é especial por ser quem é e não pelo o que tem ou não tem.

Escutar o outro

Não é escutar pensando em outras coisas, mas escutar de corpo, alma e espirito.

Escutar sem estar com pressa para falar, escutar sem julgamentos, escutar buscando entender o que não está sendo dito nas palavras.

Escutar de verdade requer esforço, mas não é possível ser empático sem uma escuta atenciosa e genuína.

Abraçar essa causa

Abraçar a causa é fazer com que e empatia se torne um estilo de vida para você e disseminar essa ideia onde você está inserido.

Iriamos evitar ou diminuir a violência, a desigualdade social, as metas inalcançáveis, a pressa, o egoísmo, a inveja, a ganancia, o ódio, as brigas no trânsito, a ansiedade, doenças psicossomáticas, a mentira, o calote e muitos outros desafios se essa competência se tornasse prioridade para todos.

Pessoas que exercem a empatia são pessoas melhores para si mesmas e para os outros.

Acredite, a empatia transforma a vida!

Compartilhe essa ideia

Um grande abraço!

Psicóloga Vânia Alves

Imagem internet
SHARE
Apaixonada pela vida, busca promover bem estar e qualidade de vida para as pessoas.
É psicóloga, palestrante, idealizadora das páginas Ansiedade ok; trabalha como psicoterapeuta individual com a terapia cognitiva.
Atuação como psicóloga clínica desde 2015, formada pela Fundação Educacional de Araçatuba-SP
Palestra
Ø Sua vida em equilíbrio, equilibrando suas emoções!
Clínica Trevisan
Av. Luiz Teixeira Mendes, 2205- Zona 5- Maringá
(44) 99154-2393

CRP- 08/25485
Últimas vagas de Empregos