‘Desfinanciamento do SUS e desmonte da atenção primária trazem de volta doenças evitáveis’, diz médico

O professor Alcides Miranda diz que as explicações para o retorno de doenças imunopreveníveis estão inseridas em um contexto de desarticulação do Sistema Único de Saúde, que atinge a rede de atenção à saúde básica; ele estima que veremos um aumento geral de casos de doenças que poderiam ser tratadas, ou controladas e prevê maiores índices de câncer, também pela liberação de agrotóxicos.

“Parte dos dirigentes do Ministério da Saúde atual — o último ministro (Ricardo Barros, PP) é um ex-prefeito, um engenheiro, o atual é ex-presidente da Caixa Econômica Federal — são dirigentes que não têm nenhuma vivência com a saúde pública e isso tem um reflexo imediato, porque isso desorganiza, altera fluxos que já foram estabelecidos ao longo de anos, num difícil acúmulo. A Política Nacional de Imunizações tem um histórico de décadas. Foram muitos investimentos, não só no sentido financeiro, mas investimento em tecnologia, em formação de pessoal, de organização de fluxos, tudo isso está sendo negligenciado. E essa negligência se traduz agora, infelizmente, em casos de doenças que ressurgem, em casos de mortalidade infantil”, disse ele, em entrevista a Luís Eduardo Gomes. Leia mais.

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Começou em jornal aos 14 anos, foi editor-chefe dos três jornais diários de Maringá. Pioneiro em blog político, repórter e apresentador de programa de televisão, apresentador de programa político nas rádios Jornal, Difusora e Banda 1, comentarista das rádios Metropolitana e Guairacá, editor de diversos jornais e revistas, como Umuarama Ilustrado, Correio da Cidade, Expresso Paraná, Maringá M9 e Página 9. Atualmente integra o cast da Jovem Pan Maringá.

3 pitacos em “‘Desfinanciamento do SUS e desmonte da atenção primária trazem de volta doenças evitáveis’, diz médico

  1. enquanto nossos dirigentes continuarem nomeando pessoas erradas para cargos importantes só veremos isso. é inadmissível . estão tratando seres humanos como se fossem animais.falta de remédio, pacientes em macas, prédios construidos e não funcionando no sistema de saúde, escolas iniciadas e não terminadas, asfaltos esburacados e estamos pagando pedágios carissimos (o mais caro do país). e os políticos continuam com suas artimanhas sempre enganando o povo e esquecendo do nosso Estado e do nosso país. saem agora dizendo um monte de asneiras tentando enganar o povo para ganhar as eleições. agora é a nossa hora vamos saber escolher aqueles que não sejam os piores.

    • é meu JOVEM, você não acha que o povo brasileiro tem o que merece? Essa corja de filhos da puta como o presidente Michel Temer e seus ministros bandidos envolvidos em escandalos e falcatruas???
      VocÊ acha que Ricardo Barros foi alçado ao cargo de Ministro porque ele é bonitinho???
      Não, ele chegou lá porque lambe até o chão de quem está no poder pisa! Porque? porque ele também não presta, só pensa nos próprios interesses, e mesmo assim continuam elegendo ele e a família.
      Enquanto o brasileiro não estiver morrendo de câncer na porta do hospital, ou envenenado com a própria comida o Brasil não vai andar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>