Evandro Junior propõe política de mobilidade para bicicletas

O deputado estadual Evandro Junior é autor de projeto de lei que institui a Política Estadual de Mobilidade por Bicicleta, que visa a oferecer mais segurança no trânsito.

Em dez anos (entre 2008 e 2017), mais de 11.500 internações hospitalares por conta de acidentes de trânsito envolvendo ciclistas foram contabilizadas no Estado do Paraná, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde.
Antes de ir a plenário, o projeto passará pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Evandro Junior ressalta que é urgente no Estado promover, além de mais segurança aos ciclistas, democracia do espaço urbano, redução de poluentes ao meio ambiente e qualidade de vida por meio da prática esportiva.
O projeto objetiva criar uma cultura de estímulo ao uso da bicicleta nos espaços urbanos de modo que o ciclista possa se sentir confiante para transformar a bicicleta em um verdadeiro meio de transporte.
“Quem pratica a bike como esporte já sabe o quanto a atividade física é benéfica. Imagine, então, poder juntar isso à rotina do dia a dia no deslocamento entre casa, trabalho e estudo?”, considera o deputado estadual.
Para que a proposta de Evandro Junior se torne realidade no Estado, é preciso pensar na infraestrutura das cidades. De acordo com o projeto de lei, caberá, portanto, ao Poder Executivo, por intermédio de secretarias estaduais, a implementação e a coordenação da Política Estadual de Mobilidade por Bicicleta.
“Ciclomobilidade envolve lazer, turismo e esporte. O ciclista ganha mais saúde e ainda economiza combustível, e as cidades ganham com menos carros nas ruas e menos poluição. Mas o ciclista ainda tem receio de encarar o trânsito das cidades. Uma política voltada para a mobilidade das bicicletas tem que estimular a conscientização de todos os motoristas, motociclistas e pedestres”, afirma Evandro Junior. Leia mais.

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Começou em jornal aos 14 anos, foi editor-chefe dos três jornais diários de Maringá. Pioneiro em blog político, repórter e apresentador de programa de televisão, apresentador de programa político nas rádios Jornal, Difusora e Banda 1, comentarista das rádios Metropolitana e Guairacá, editor de diversos jornais e revistas, como Umuarama Ilustrado, Correio da Cidade, Expresso Paraná, Maringá M9 e Página 9. Atualmente integra o cast da Jovem Pan Maringá.

5 pitacos em “Evandro Junior propõe política de mobilidade para bicicletas

  1. A teoria é bonita mas na prática essa lei serve pra que? O deputado se quer ajudar deveria propor lei e indicar recurso para ciclovias nas cidades e ciclovias nas rodovias. Já há muitos ciclistas que usam as rodovias para fins esportivos e de lazer e se houver segurança alguns podem até usar para locomoção entre casa/trabalho/estudo. Maringá/Marialva, Maringá/Iguatemi são exemplos de trajetos curtos em que seria viável.

  2. como uma eleiçao muda as pessoas este deputado andou tres anos e meio sumido agora todos os dias em redes sociais acorda cara os professores nao esquecem nao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>