Populista ou popular?

Lendo esta matéria, sobre populismo, lembrei que a administração Ulisses Maia/Edson Scabora,é acusada, por alguns, de ser populista. Será?

Segundo Jeferson Malaguti Soares, a direita tem a mania de vulgarizar os governos de esquerda chamando-os populistas, na medida em que os julgam usar os pobres e menos favorecidos em benefício de sua manutenção no poder. Na verdade, o que é ser popular e o que diferencia o termo do seu primo “populismo”? Popular é o que agrada ao público. Populista é o que usa o público.
Seria o governo de Ulisses/Scabora de esquerda? Alguns, de direita ferrenha, insistem que o PT tem muito influência e talvez por isso considere um governo populista. Não é verdade, o PT apoia o governo, mas não é governo. Talvez do PP seja muito mais governo que os próprios PDT e PV, que formaram a coligação vencedor, dizem alguns. Ulisses faz um governo popular, ou seja agrada ao público e não usa o público. Não vejo a administração como de esquerda, nem de direita. Penso que é de centro, procura ser centrada, atendendo a todos. Ulisses sempre foi muito popular, no verdadeiro sentido da palavra. Político, que não esconde que é político, no verdadeiro sentido da palavra. Pessoa educada, que cumprimenta a todos, preocupado com o público, disse-me uma pessoa que convive mais de perto com ele. De minha parte, mesmo sem conhecê-lo de mais perto, penso que não há populismo em seu governo.
Akino Maringá, colaborador

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Começou em jornal aos 14 anos, foi editor-chefe dos três jornais diários de Maringá. Pioneiro em blog político, repórter e apresentador de programa de televisão, apresentador de programa político nas rádios Jornal, Difusora e Banda 1, comentarista das rádios Metropolitana e Guairacá, editor de diversos jornais e revistas, como Umuarama Ilustrado, Correio da Cidade, Expresso Paraná, Maringá M9 e Página 9. Atualmente integra o cast da Jovem Pan Maringá.

7 pitacos em “Populista ou popular?

  1. Prefeito humano, sensato, preocupado com o bem estar dos servidores. Sempre consciente com as necessidades do seu povo. Chegou ao poder pelo povo. E com toda certeza permanecerá por muito anos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>