Altura x profundidade

A RPC deu um susto nos espectadores ao dizer, na chamada do noticioso regional noturno, que uma mulher havia caído num buraco de 16 metros de altura. A correção veio na hora da reportagem ir para o ar: 16 metros de profundidade…

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Começou em jornal aos 14 anos, foi editor-chefe dos três jornais diários de Maringá. Pioneiro em blog político, repórter e apresentador de programa de televisão, apresentador de programa político nas rádios Jornal, Difusora e Banda 1, comentarista das rádios Metropolitana e Guairacá, editor de diversos jornais e revistas, como Umuarama Ilustrado, Correio da Cidade, Expresso Paraná, Maringá M9 e Página 9. Atualmente integra o cast da Jovem Pan Maringá.

4 pitacos em “Altura x profundidade

  1. Depende do ponto da visão, quando ela estava em cima ela caiu em buraco de 16 metros de profundidade, quando ela estava lá embaixo ela caiu neste buraco de 16 metros de altura.
    “Eu” estou em um buraco de 16 metros de altura.

  2. No jornal Correio da Manhã de 19/10/2009 e a propósito de um acidente mortal, escreve-se: «Mas, quando se preparava para colocar as manilhas da conduta de água, num buraco com mais de seis metros de altura, João Ramos foi atingido por um desmoronamento de terras.»

    A pergunta é: um buraco tem altura, ou tem profundidade?
    Visto de cima, tem profundidade, mas «João Ramos foi atingido por um desmoronamento de terras»; significa isto que ele se encontrava no fundo do buraco. Assim, nesta situação, está correto falar em altura (do buraco).1 Naturalmente, a altura e a profundidade são do mesmo tamanho, no entanto, se uma pessoa estiver à beira do buraco, deve dizer «este buraco tem seis metros de profundidade»; se se encontrar no fundo dele, é preferível que diga «este buraco tem seis metros de altura».

    1 Mesmo que se considere absurda a inferência «alguém está no fundo de um buraco muito alto», porque as noções de fundo e alto se opõem, a verdade é que o termo altura se aplica paradoxalmente à profundidade de um poço, como se verifica no Dicionário Houaiss, que, para esta palavra, atesta, entre outras acepções, a de «nível de profundidade; fundura» («a altura de um poço»). Se um poço tem altura, então é também possível dizer que, pelo menos de um determinado ponto de vista, um buraco também tem altura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>