Defensores dativos

Para leitores com parcos conhecimentos jurídicos o termo “dativo” é utilizado para designar defensor (advogado) nomeado pelo juiz para fazer a defesa de um réu em processo criminal ou de um requerido em processo civil, quando a pessoa não tem condições de contratar ou não quer constituir um defensor.

A propósito, na CP que envolve o vereador Homero, parece-nos que ele tem alguns defensores dativos, inclusive na própria comissão. As perguntas feitas pelo vereador Chico Caiana pareciam feitas por um defensor dadivo (pela dificuldade que tinha para ler, não parecia que tivesse elaborado). No Band Notícias, ontem, o jornalista e advogado Milton Ravagnani, como já fizera antes, fez mais uma vez uma verdadeira defesa do vereador, colocando até seu companheiro de bancada, Flávio Mantovani, numa espécie de saia justa.
Há entre internautas e blogueiros outros defensores dativos, embora, alguns, talvez nem imaginem que sejam.
Akino Maringá, colaborador

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Começou em jornal aos 14 anos, foi editor-chefe dos três jornais diários de Maringá. Pioneiro em blog político, repórter e apresentador de programa de televisão, apresentador de programa político nas rádios Jornal, Difusora e Banda 1, comentarista das rádios Metropolitana e Guairacá, editor de diversos jornais e revistas, como Umuarama Ilustrado, Correio da Cidade, Expresso Paraná, Maringá M9 e Página 9. Atualmente integra o cast da Jovem Pan Maringá.

3 pitacos em “Defensores dativos

  1. O Homem perdeu a compostura várias vezes. Tirando ele a Camara tem mais 14 vereadores, brigou com quase todo muno, além da imprensa e todo mundo que pensa diferente dele.

    Não da como vereador, mas que ia ser engraçado se ele ficasse depois de toda essa quizumba ahhh seria…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>