Eli Diniz continua sendo o vereador mais votado de todos os tempos

A informação pode ser confirmada nos livros com dados da história de Maringá, como “A experiência do Legislativo municipal em Maringá – 1947/1998”, dos historiadores Reginaldo Dias e Celene Tonella. O vereador mais votado de Maringá, em números relativos, de todos os tempos, é o advogado Eli Pereira Diniz.

Ele recebeu 3.995 votos quando Maringá tinha colégio eleitoral de 46.737 eleitores, o que significa que recebeu 8,54% do total de eleitores.
Para se ter uma ideia, na última eleição o mais votado de Maringá foi o também advogado Homero Marchese, mas seus 6.573 votos representaram 3,47% do eleitorado, menos da metade da época de Eli Diniz, que foi vereador na legislatura 1973-1976. O segundo vereador mais votado da história da cidade foi o radialista Arlei Tilfrid Ferrari Junior, que na eleição de 1976 recebeu 7,33% dos votos; foram 4.956 votos para um colégio de 67.523 eleitores.
Depois de Ferrari ainda aparece ainda outro advogado, Wilson do Amaral Brandão, que em 1968 fez 2.286 votos, equivalentes a 6,37% do total de 35.851 eleitores.
Aparecem ainda no ranking de mais votados Napoleão Moreira da Silva, eleito em 1951 com 5,22% dos votos; Salvador Lopes Gomes, que na eleição de 1955 recebeu 4,15% dos votos; Carlos Alberto Borges, eleito em 1959 com 3,71% do total de votos, mesmo percentual obtido por Belino Bravin em 2004; e Ary de Lima, eleito em 1963 com 488 votos, o equivalente a 3,67% dos votos. Entre os candidatos a vereador que aparecem com votação proporcional expressiva está o atual prefeito Ulisses Maia, que em 2012 foi eleito com 6.476 votos, o que representava 3,45% dos eleitores.

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Começou em jornal aos 14 anos, foi editor-chefe dos três jornais diários de Maringá. Pioneiro em blog político, repórter e apresentador de programa de televisão, apresentador de programa político nas rádios Jornal, Difusora e Banda 1, comentarista das rádios Metropolitana e Guairacá, editor de diversos jornais e revistas, como Umuarama Ilustrado, Correio da Cidade, Expresso Paraná, Maringá M9 e Página 9. Atualmente integra o cast da Jovem Pan Maringá.

4 pitacos em “Eli Diniz continua sendo o vereador mais votado de todos os tempos

  1. Certos Inocentes acreditavam nessa pegada de recordes, com grandes investimentos, campanhas gigantescas, tudo a qualquer custo!
    Inclusive aluguéis de chácaras para comemorações da vitória.

  2. nereu vidal cezar diz:

    O Dr. Eli Pereira Diniz, foi um melhores Vereadores que ja passaram pela nossa Camara. Combativo, extremamente preparado, grande tribuno, e, com uma inteligenciA ACIMA DA MEDIA.

  3. Vereador Bem Votado E Mal Cotado diz:

    Chupa, marchesada!! Seu ídolode queixo quadrado e idéias mais quadradas ainda nem isso levou!! Se levou, é porque o MBL pagou pra ele ter esse título!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>