Maringá é a 4ª cidade do país em planejamento urbano, diz ranking de empresa de consultoria de SP

Maringá é a quarta cidade do país no quesito urbanismo, segundo o ranking Connected Smart Cities da Urban Systems, empresa paulista voltada para a inteligência de mercado. Santos (SP) ocupa o primeiro lugar, à frente de Belo Horizonte (que saltou da 22ª para a segunda posição no ranking) e Curitiba (que perdeu o primeiro lugar).

Maringá, que ocupava a segunda posição no ranking anterior, está à frente de Jundiaí (SP).
Diferentemente de outros municípios do mesmo porte, Santos tem uma legislação desta década para reger o planejamento urbano, o que faz com que ela se destaque, informa Luíza Calegari, no site da revista Exame.
Além disso, segundo a Urban Systems, há investimento em inovação e tecnologia e em obras de infraestrutura. Nesse sentido, a cidade pretende implantar bilhete único entre o VLT e os ônibus municipais, além de empregar um sistema inteligente de estacionamento. Leia mais.
No início deste mês Maringá apareceu na 15ª colocação entre as 100 melhores cidades brasileiras para se investir, segundo a mesma consultoria (aqui).

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Começou em jornal aos 14 anos, foi editor-chefe dos três jornais diários de Maringá. Pioneiro em blog político, repórter e apresentador de programa de televisão, apresentador de programa político nas rádios Jornal, Difusora e Banda 1, comentarista das rádios Metropolitana e Guairacá, editor de diversos jornais e revistas, como Umuarama Ilustrado, Correio da Cidade, Expresso Paraná, Maringá M9 e Página 9. Atualmente integra o cast da Jovem Pan Maringá.

19 pitacos em “Maringá é a 4ª cidade do país em planejamento urbano, diz ranking de empresa de consultoria de SP

  1. João Paulino,substitui Silvio Barros Pai,que havia autorizado vários loteamentos,inclusive o Jardim Alvorada,nao havia interligações com a ruas já existentes,ficavam diversas ruas sem saída. Eng.Nildo Ribeiro,foi nomeado por João Paulino,para projetar Maringa para quinhentos mil habitantes.QIsto contribuiu e muito para que Maringa fosse uma das mais projetada do Brasil,na ultima administração consta que houve desvios em alguns casos.

  2. Nos poucos anos que Maringá tem, ja têm muitos problemas de cidade mais antiga. Trânsito horrível, transporte público para ficar ruim tem de melhorar muito, zoneamento péssimo, residência comércio chácaras tudo junto. Se tirar as árvores não sobra nada…
    E depois quer dizer que ė planejada.

    • fora os vazios urbanos exemplo entre a zona 5 e o cj Borba Gato entre o Jd Real e o Jd Canadá entre o Centro a Vila Operaria e a Vila Morangueira aquela Sambra horrível que ninguém tem coragem que derrubar tudo aquilo ali a região do antigo Aeroporto, entre o Jd Aclimação e o parque da Gávea grandes vazios que prejudica o crescimento de Maringá

  3. Maringá: Área 487,930 km²
    População 403 063 hab.
    Lisboa: Área 100,05 km²
    População População 506 892 hab.

    Maringá está a crescer em espaço sem necessidade, devido á especulação imobiliária. Grande demais para ser gerida. Logo vai chegar a Curitiba.

  4. E o novo centro, esteve nessa pesquisa?
    Não é possível estar.num ranking de planejamento urbano.
    Tá.mais pra especulação.imobiliaria, isso sim.
    Não há áreas verdes, calçadas ecológicas, nada ecológico.
    Um emaranhado de edifícios!

    • Verdadeiro.
      Ali se comprimiu os prédio num tanto que, nos próximos anos o sistema de captação de esgoto vai pro pau (ainda é o mesmo de 1975.
      Hoje você anda na av Horácio racanello e sente cheiro de Mer…….

  5. E os que perderam a teta vão a loucura com a excelente administração Ulisses Maia kkkkkkk.
    Parabéns prefeito por deixar nossa cidade cada vez mais linda e o melhor de tudo, mais humanizada, ações nunca vista em nossa cidade, ex: a trimestralidade que vinha se arrastando por mais de 20 anos, maringaenses morreram sem receber o que lhe era de direito.
    Mas Maringá agora tem prefeito de verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>