Cidadania é tema da Semana da Pátria de Câmara de Maringá

Tadeu

A Câmara Municipal de Maringá promoverá, entre os dias 4 e 6 de setembro, a semana ‘Pátria é Cidadania’ em comemoração aos 195 anos de independência do Brasil. Nestes dias, serão veiculadas nos veículos de comunicação mensagens alusivas à data e convidando a população para as atividades que serão realizadas na sede do Legislativo. A primeira delas é a palestra com o ex-deputado constituinte Tadeu França (foto), às 9h, no Plenário da Casa, com a presença de alunos e professores do Colégio José Gerardo Braga e Colégio Alfredo Moisés Maluf.

Bem antes de chegar ao Congresso, França foi vereador em Maringá de 1976 a 1982, pelo MDB. “Era professor da UEM e morava no Jardim Alvorada, um dos bairros mais pobres da cidade que recebeu muitas famílias de cafeicultores atingidos pela geada de 1975. Fui candidato a pedido dos moradores e fiz uma campanha humilde que surpreendeu pelo resultado. Fui o segundo vereador mais votado da cidade naquela eleição”, lembrou França em entrevista ao programa Câmara Cidadania, da TV Câmara Maringá.
Quem assistir à palestra saberá como foi elaborada a Constituição de 1988, quem eram as figuras políticas de destaque, os congressistas e as pressões que viveram nos bastidores. Apesar do atual momento conturbado na política nacional, França acredita que o “Brasil tem jeito” e que a Operação Lava Jato é um exemplo de esperança. “Tenho certeza que o Judiciário deixará marcas positivas, neste século, para o Brasil e o mundo. O lamaçal de corrupção que está sendo desvendado não é motivo para desânimo. Muito pelo contrário. A transparência que vivemos hoje mostra que a corrupção não vale a pena e que a política não é uma carreira e sim uma missão”, acrescentou França.
Após 19 anos de vida pública, o professor deixou a política partidária e voltou a lecionar na universidade. Atualmente, França mantém a luta por seus ideais em movimentos populares da cidade.
Na terça-feira (5), a programação da Semana da Pátria começa com a sessão ordinária onde haverá a entrega de brasão e título de mérito comunitário ao presidente da Academia de Letras de Maringá, por iniciativa do vereador Onivaldo Barris (PHS). Na ocasião, a tribuna da Casa será utilizada pelo maestro Davi Oliveira que relatará a situação da Fundação e Teatro Luz Amor. Entre os presentes estarão membros dos grupos da Terceira Idade Palmeiras e Condomínio do Idoso. Às 19h30, será realizada a última sessão ordinária da 4ª legislatura da Câmara Mirim.
Na quarta-feira (5), a primeira atividade é a palestra “Brasil: da formação do Estado Nacional ao Passivo Social”, com o professor e radialista Gilson Aguiar para alunos e professores do Colégio São Francisco Xavier e Colégio Gerardo Braga. À noite, a partir das 19 horas, haverá sessão ordinária do Parlamento Jovem, coordenada pela Escola Legislativa. (CMM)

Angelo Rigon


4 pitacos em “Cidadania é tema da Semana da Pátria de Câmara de Maringá

  1. Gostaria de saber se alguém da imprensa, que tá ai recebendo grana da Câmara pra veicular esse videozinho mal feito, sem o minimo de criatividade, serviço porco, vai falar que a licitação dessa publicidade sem vergonha vai custar 400 pra população… Incrível como falam de centavos, mais quando é dinheiro pro bolso dessa imprensa ridícula ninguém fala nada… Olha só que contrataram uma agência de propaganda pra fazer uma porcaria dessa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>