Seduc alterou números por motivos eleitorais em 2016

manchete

A administração do ex-prefeito Carlos Roberto Pupin maquiou dados da fila de espera para vagas em creches, por conta da campanha eleitoral do ano passado. Artificialmente a fila foi reduzida em 1.949 crianças, entre outubro e dezembro passados. A administração informava às famílias que as vagas estavam garantidas, quando não estavam sequer criadas; isso foi feito principalmente em outubro, entre o primeiro e o segundo turno.

A informação está em reportagem de Pauline Almeida, na manchete de hoje do jornal O Diário. Nela, a secretaria de Educação, Valkíria Santos, confirma a manobra. “Por que foi uma manobra? Porque aconteceu durante a campanha, durante outubro. Mas nós não queremos desconstruir o trabalho de ninguém. Nós estamos trabalhando com fatos, números reais”, disse.
Servidoras da pasta explicam que, usualmente, no mês de outubro é feita a rematrícula dos alunos da rede municipal. Em novembro, ocorre a matrícula dos estudantes do primeiro ano, enquanto em dezembro é a vez da educação infantil. Porém, em 2016, houve uma ordem de antecipação das creches para outubro, mês de eleições, com o sistema apontando 1.345 crianças atendidas. Nos quatro meses anteriores, a média de atendimento era de aproximadamente 300 informa a reportagem.
“Eu usava na campanha uma palavra que depois ficou confirmada, que eram as maquiagens. (…) A gente falava em 4 mil vagas. A nossa surpresa foi que eram 5 mil”, disse o prefeito Ulisses.
À época dos fatos Gisele Assunção era a secretária de Educação de Maringá.
A maquiagem dos dados tornou-se pública depois que o vereador Homero Marchese (PV) contestou a compra de vagas na rede particular de ensino por parte da administração e divulgou os números maquiados como se fossem os verdadeiros. Ele foi desmentido por professoras nas redes sociais, que apontaram que ele havia recebido números irreais.
Aliás, o vereador parece ter problemas com números, pois também subiu à tribuna para dizer que tinha 200 projetos, quando, naquela data, não havia apresentado nenhum. Quem espera que o vereador peça desculpas por mais uma informação incorreta, pode tirar o cavalinho da chuva.

Angelo Rigon


14 pitacos em “Seduc alterou números por motivos eleitorais em 2016

  1. Mais um absurdo construído por esta administração que herdou cerca de 20 escolas e Cmeis em fase final de construção e as que consegue concluir, não consegue por em funcionamento pleno. São diversas que estão subutilizadas por falta de funcionários. Aliás, sequer material didático esta administração está cosneguindo colocar nas escolas. Já se passaram 8 meses: FATO é que não conseguiram fazer NENHUMA licitação de obra nova. Estão apenas tocando, a duras penas, as obras deixadas por Pupin.

  2. Esta administração precisa parar de administrar com a boca. Passado quase um ano, mais uma justificativa de sua incompetência, usando como argumento a administração anterior, como foi desde o começo quando 2 CPI s foram instaladas dando ouvidos às afirmações do Prefeito e deram em nada. Pararam duas obras importantes – CPI e Pq Industrial, atrapalhando a vida das pessoas e o desenvolvimento da cidade.

      • Por falar em viuva barreana.
        E a história NAQUELA ESCOLA NOVA perto da SEMUSP Onde foi entregue um Aluno SEM A AUTORIZAÇÃO DOs FAMILIARES , a uma outra pessoa.
        O TEMPO FECHOU. A diretora abafou. E a SEDUC, sequer teve conhecimento disto????? TODOS os pais na saida, presenciaram o ocorrido…. Foi feio…. Vão esperar os alunos irem embora sozinhos como aconteceu em uma outra escola? ??? Muito preocupante isto….

  3. precisa realmente fazer uma varredura na seduc…..A ninhada que lá se instalou, continua a mais de doze anos, com incompetencia,crocodilagem(fizeram a campanha do 11 de cabo a rabo, sujando e criticando o Ulisses como mentiroso) e muito mais….mas a nova secretaria não sabe montar uma equipe que faça o que é preciso, então se serve destas que ai estão….Pena que o Ulisses não toma pé disso.quando quiser fazer algo, não vai dar mais tempo….Precisa dar uma visitada nos cmeis….não tem funcionário suficiente(já não tinha), o pessoal trabalhando no limite, como limitado está tudo, até material de trabalho….

    • Podem esperneiar a vontade. Trouxas DE QUEM ACREDITARAM NA MUDANÇA NA SEDUC.
      As raposas continuam lá. Rindo da cara de vocês…kkkkkkkk
      E aos poucos TODAS EX estão sendo arrebanhadas…
      E vcs eleitores da educação… Só rerestaa vcs lamentarem….
      Muitos dizem que se sentem ENGANADOS. Apresentaram uma proposta e na prática Foi outra. Na campanha foi dito que ELAS PERMANECERIAM? E AS ELEIÇÕES? Tudo QUIETINHO. NINGUÉM FALA NADA…. Isto Não cheira nada bem… Vem tempestade por ai…

    • Josefina de Andrade diz:

      Pior é eles saberem de tudo isto e AINDA ACEITAREM. Não tem ninguem fazendo vista grossas não… Falta vergonha mesmo.
      Eles SABEM MUITO BEM que elas ERAM/ SÃO CONTRA. E mesmo assim mantem elas lá.
      Isto é um tapa na cara dos eleitores DA EDUCAÇÃO. QUE ACREDITARAM EM PROMESSAS.
      Vamos ver se eles vao conseguir se eleger SÓ com a ajuda das TRAIRAS. Elas NÃO CONSEGUIRAM ELEGER o candidato delas.
      Porque JÁ TEM MUITOOOOSS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO ARREPENDIDOS DA ESCOLHA QUE FIZERAM.

  4. Acredito que tem dar uma visitada nos Cmei’s porque vaga em escola particular ele quer comprar… Mas nos Cmei’s falta diversos materiais como por exemplo A3 e papéis coloridos para a realização das atividades, falaram que no segundo semestre ia normalizar e até agora nada… Falta diversos funcionários e a sensação é de que a SEDUC não está nem aí com nada é tipo ” se estão dando conta está tudo bem” só que estamos trabalhando no limite, também tem a questão da revisão dos salários que se encontra desafasados… Um exemplo disso é Londrina… Está começando a bater um arrependimento em ter acreditado nas promessas do Ulisses…porque a antiga equipe da SEDUC permanece lá ….

  5. Maria da Piedade diz:

    Pelo jeito a SEDUC TAMBÉM ESTÁ MAQUIADA Esta equipe trará a ruina para esta adm. Assim como os outros da Seduc na gestão passada. Graças a eles que atual prefeito foi eleito. Porque os servidores não aguentavam mais aqueles arrogantes e desumanos…
    A SECRETÁRIA já COMEÇOU MAL, quando NÃO MONTOU SUA PRÓPRIA EQUIPE. Preferiu aproveitar as Barrentas, as bandeiretes que trabalharam INCANSÁVELMENTE CONTRA. O fato delas permanecerem no cargo de cc e fg, só traz insatifação a cada dia entre os servidores. Tirem aquela corja de lá. Enquanto há tempo. Não são assabidonas, vão aplicar a TEORIA na pratica em sala de aula.

  6. Prefeitura prevê diz:

    Seduc hoje está possuída por Lama e Barro…. Não tem coragem de limpar a sugerida instalada e sunga trás mais Barro … Muito triste.. Como professora a mais de quinzeanos na rede venho admitir que piorou

  7. Tem que Fazer uma varredura. Operação pente fino. Há muitos alunos das cidades vizinhas ocupando vagas nos cmeis e creches no municipio de Maringá. Inclusive as equipes pedagogicas sabem que estes alunos não sao do municipio. Mas nada podem fazer….
    Cada aluno deve estudar onde mora.

  8. Tem uma creche ou cmei que a diretora aterroriza os funcionários….recebe cada um com o relogio na mão, e chama a atenção na frente dos pais.A maioria vem de onibus, ou algumas vem de carro, mas as vezes acontece de atrazar segundos, e ela e a supervisora, que já é figura carimbada da rede, porque é concursada, esculhamba as servidoras na presença dos pais. Cada minuto é pago no final do periodo.Mas o que ela não fala é que a supervisora faz 6 horas corrida, sai todo dia a s 13 horas e a diretora, toda sexta feira, ela tira folga, porque foi em reunião.O clima lá é de terror, tudo tem que assinar ata.O assedio moral lá corre solto, já passou da hora do prefeito que está sempre presente em tudo, começar a visitar as creches(cmeis) e escolas para ouvir o lamento e arrependimento das funcionárias da educação, que foram as que com trabalho de formiguinhas, deram o sangue para ter um prefeito chamado Ulisses, e uma seduc renovada…..sem falar que quem abre e fecha o cmei são as funcionárias, porque da equipe, nunca tem ninguem…..A maioria estão trabalhando doentes, porque não tem funcionários suficientes e elas estão além do limite do stres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>