Quanto custa uma vaga…

… num Cmei (creche) municipal? A resposta a esta questão é muito importante e pediria aos vereadores como fiscais da correta aplicação do dinheiro público, que se interessassem pelo assunto. Investimento na construção, manutenção, tempo estimado de vida útil dos prédios e salários dos professores e demais servidores, dividido pelo número de alunos, enfim um estudo como alguma complexidade, mas que pode muito bem ser feito, pelos fiscais da correta aplicação do dinheiro público.

A partir daí podemos calcular o valor que a prefeitura pode pagar por cada vaga na rede privada, e neste momento penso que é uma alternativa para, se possível zerar a fila, enquanto não se constroem novas unidades. Isto não significa ‘privatização das creches’, como equivocadamente estão comentado.
Tenho certeza que a administração Ulisses/Scabora tem todo interesse em saber o valor aproximado que custa cada aluno, na rede púbico. Será que teremos polêmica, como no caso da UEM?
Akino Maringá, colaborador

Angelo Rigon

14 pitacos em “Quanto custa uma vaga…

  1. Também acho que o prefeito não quer privatizar, apenas atender os interesses dos poderosos como o Wilson Matos e outros empresários do ensino privado. Outra coisa. Porque meus filhos vão para uma escola pública e do meu vizinho que não tinha vaga em uma escola particular?

  2. O ingenuo…o que ocorre é que a prefeitura não fez o dever de casa…cumprindo a cota destinada para a educação no ano e agora precisa gastar pra não ocorrer improbidade. …e o seu comentário incentiva sim a privatização…deixe de ser ingenuo e puxa saco do prefeito…se fosse isto na gestão anterior sua posição era outra….ia descer o pau…mas agora tudo pode….

  3. Se você Akino pegar o exemplo da UEM vai ver que na iniciativa privada o custo é bem menor do que na publica, um aluno na UEM custa 12 mil por mês, enquanto numa faculdade privada custa 950 reais.

    • Esta comparação é esdrúxula….
      Nem de muito loooooonnnge um professor da rede municipal teria um salário igual ao da UEM, sem dizer que professor é minoria no quadro de funcionários de um cmei, a estrutura é muuuuuuito menor e os recursos na gestão dos cmeis já são bem enxutos.
      Este tipo de comparação é para forçar o contribuinte ao erro.

      E por ultimo, com certeza o valor por aluno na rede pública é muito menor.

  4. Eu penso que temos prédios aqui em Maringá que poderiam ser melhor aproveitados como neste caso por exemplo, tem bibliotecas que sequer tem movimento e estão lá jogadas as moscas gastando o nosso dinheiro, outras são meramente playground, desativa estas porcarias, faz uma análise de necessidade de pessoal e vamos aproveitar os espaços para acomodar as nossas crianças e se procurar direitinho vai achar outros locais, usando o bom senso resolve o problema e não apenas remenda.

  5. ambrosio brambilla diz:

    Terceirizar é o caminho. O Prefeito Ulisses está correto quanto atender as mães com seus filhos nas creches.
    E quando o Município tiver suas próprias estruturas, ele vai remanejando os alunos.

  6. Com certeza. A solução é provisória, e é para uma faixa etária limitada. Correto o Akino em perguntar como se calcularia o valor desse custeio. Só isso. No mais, está certíssima a prefeitura.

  7. Você está apressado em pagar por vagas amigo. Antes, procure saber se tem unidades escolares sendo subutilizadas por falta de servidor. Se tiver, denuncie o MP ao papa pois o MP não deixou – com apoio de diversos órgãos de imprensa, Pupin contratar funcionários pois seria uma bomba relógio para o atual Prefeito.

    • Isto ele não quer ver…ou não sabe…
      Existem vagas nas creches que não são preenchidas por falta de servidores…
      O caos se aproxima…já foi falado aqui por diversas vezes…e tem gente que nao quer ver….

  8. Osmar Xavier Aleixo diz:

    Também acho, se for fazer as contas no bico do lápis, seria interessante e mais barato o município bancar os custos em instituição particular do que manter a estrutura pública. Todos sabemos que a máquina pública gera custo maior para a população pagar.

    • Triste gente que ainda pensa como você…
      A Educação é CUSTO?
      Pois para mim trata-se de INVESTIMENTO!!!!!!
      Investimento na criança que, com certeza, terá um futuro muuuuuito mais promissor e humano…
      Será um adulto bem resolvido, se não financeiramente, pelo menos ciente de seus direitos e deveres para consigo, a família e a sociedade…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>