Prefeitura de Maringá pode tombar obra de Poty Lazzarotto

Poty-Shopping

A Comissão Especial de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Maringá, órgão ligado à Secretaria Municipal de Cultura, recebeu o pedido de tombamento de uma das mais emblemáticas obras do artista paranaense Poty Lazzrotto (1924-1998) e que está localizada no Shopping Cidade Maringá, empreendimento com administração predial feita pela centenária DCL Real Estate.

Inaugurada em 1992, a obra de Lazzarotto é um mural que está dividido em dois painéis com mais de 15 metros de largura. O primeiro centra-se na vocação e na história agrícola da região, com alusão ao café, ao trigo e ao homem do campo. Já o segundo retrata a catedral e os trabalhadores urbanos de Maringá.
Poty Lazzarotto ganhou destaque no Brasil e no mundo por suas composições que exaltam, sobretudo, os hábitos e os costumes indígenas, a cultura e o trabalho do sertanejo. Egresso do Liceu de Artes e Ofícios, foi aluno de Carlos Oswald, organizou o primeiro curso de gravura no Museu de Arte de São Paulo e ganhou uma série de prêmios por seu trabalho. Em 1965 doou cerca de 200 obras para a Fundação Cultural de Curitiba.
Outros imóveis administrados pela DCL também seguem a linha de incluir obras de arte em suas construções. O supermercado BIG do bairro Boa Vista, em Curitiba, é um desses exemplos.

Angelo Rigon


6 pitacos em “Prefeitura de Maringá pode tombar obra de Poty Lazzarotto

  1. Lamentavelmente, “SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRES” e refiro-me ao grande artista plástico de Maringá, ZANZAL – autor de diversos paineis, tão ou mais importante do que “poty”. Cito dois grandes paineis de “ZANZAL MATAR”:
    NOS FUNDOS DO “cOLÉGIO SANTA CRUZ” e outro da entrada da empresa ATACADÃO, na rua Fernão Dias.

    • Falou o mecenas, o que manja de arte, o que tem uma opinião sobre tudo, o incomparável Cezar Lima!! Vai, continua a nos esclarecer sobre o porque o artista que vc citou sem a menor relação com o post ser “tão ou mais importantes” do que o poty.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>