Nomeada equipe que fará auditoria nas universidades

Tribunal de contas

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Durval Amaral, assinou ontem a portaria n° 443/17, que institui a auditoria nas universidades estaduais do Paraná. A fiscalização vai analisar a legalidade dos atos de gestão e avaliar a transparência e a eficiência dos gastos na área de pessoal. O trabalho será iniciado na próxima segunda-feira (3 de julho) e o prazo final de entrega do relatório da auditoria é dia 19 de dezembro.

Os trabalhos serão realizados na Universidade Estadual de Londrina, na Universidade Estadual de Maringá, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná e na Universidade Estadual do Paraná.
Na primeira fase, que deve se estender até a segunda quinzena de agosto, o trabalho será de planejamento e pesquisa nos documentos que compõem os atos de gestão das universidades. Dentre eles estão folhas de pagamento e atos de contratação de pessoal. Nesse período também serão elaborados os papéis de trabalho, documentos que vão orientar a ação dos auditores no trabalho em campo.
A segunda fase será o trabalho de campo dos auditores junto às áreas administrativas das universidades estaduais. Neste momento ocorrerá a checagem das informações obtidas na fase inicial. Na terceira e última fase, os documentos serão compatibilizados e será elaborado o relatório final da auditoria.

EQUIPE
A equipe designada pela portaria tem como gerente o analista de controle Sérgio Matychevicz Chemin e é integrada por servidores de três unidades do TCE-PR: José Mário Nowak e Mário Guilherme Garib, da Sexta Inspetoria de Controle Externo, unidade do Tribunal atualmente responsável pela fiscalização das universidades; Joacir Geraldo Vieira de Lima e Vera Lúcia Wojcik Baggio, da Coordenadoria de Fiscalização Estadual ; e Tiago Moraes Ribeiro, da Escola de Gestão Pública).
A auditoria foi motivada por informações levantandas na fiscalização rotineira do TCE-PR. Esse trabalho apontou que, nos últimos cinco anos, o valor dos gastos com pessoal das universidades praticamente dobrou, passando de R$ 1 bilhão, em 2012, para R$ 1,9 bilhão, em 2016. Também foram apuradas irregularidades na concessão de vantagens salariais e no provimento de cargos comissionados, na ocorrência de desvio de função de servidores e na falta de publicação de atos nos portais de transparência, inclusive o detalhamento das verbas de compõem a remuneração de servidores. (TCE-PR)

Angelo Rigon

17 pitacos em “Nomeada equipe que fará auditoria nas universidades

  1. cidadao M PUBLICO diz:

    vai ter um rommmmmmmmmmmmbooooooooooooo muito grande é uma vergonha publica essa uem..Pior de tudo nos cidadaos é quem pagamos..e os professores so na vaGABUNDAGEMMMMMMMMMMMMM. E MALANDRAGEMMMMMM….

    • Isso mesmo, xinga nós professores, xinga a UEM, muiiito, assim podem favorecer as faculdades particulares, que já tem os seus defensores em Curitiba e no Governo Federal, corruptos. O anônimo que chama os professores da uem de vagabundos deveria expor seu nome aqui, para que possamos processar na justiça. O meu é Raymundo de Lima (DFE – Unati). OBS: VENHA VER SE EU TRABALHO OU NÃO, covarde anônimo.

  2. Osmar Xavier Aleixo diz:

    Torço para que investiguem estas Universidades, todas elas, não aguento mais pagar a conta desta tropa Professores, e Estudantes filhos de fazendeiros de todo o Brasil, estudando de graça e os Brasileiros, todos, pagando a conta.

  3. Só não é a favor desta auditoria quem recebe os beneficios das universidades publicas. Quem paga impostos tem que saber onde está sendo investidos os seus impostos.

  4. A QUEM A UNIVERSIDADE SERVE?

    AGORA QUE VÃO INICIAR AS INVESTIGAÇÕES, VÃO DIVULGAR UMA OUVIDORIA, OU EMAIL PARA ENVIAR AS DENUNCIAS?

    MUITAS IRREGULARIDADES…..ACONTECEM….

    ESSAS AUDITORIAS SERÃO IMPORTANTES PARA QUE A POPULAÇÃO CONHEÇA O QUE É VERDADE OU NÃO, MAS COM CERTEZA TUDO QUE DIVULGAM É VERDADE…..SE A MÍDIA DIVULGOU…E O POVO ALERTOU…É SIMMMMMMM

  5. SERVIDOR PUBLICO diz:

    poderiam investigar também os salários e carreiras atuais.
    hoje, um técnico de nível superior em inicio de carreira recebe uns 3.000mil para trabalhar 8 horas.
    um prof colaborador em inicio de carreira pode chegar a mais de 12 mil, pois pagam TIDE, incentivo a titulação.
    para o técnico não, não tem direito a NADA.

    CARREIRAS DEFASADAS?
    POR QUE SALÁRIOS TÃO DIFERENCIADOS, SE OS TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR TRABALHAM NO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO, ASSUMINDO RESPONSABILIDADES?
    QUEM VAI INVESTIGAR ESSAS DIFERENÇAS?

    • “um prof colaborador em inicio de carreira pode chegar a mais de 12 mil, pois pagam TIDE, incentivo a titulação.”

      Bem se vê que você não sabe o que é um professor COLABORADOR, hem cara?
      Esses professores têm contratos de CLT, não são efetivos/efetivados, sem concursos, ficam no máximo dois anos… Só se efetivam se passarem em CONCURSO.

  6. Osmar Xavier Aleixo diz:

    Legal, é sempre assim, quem faz parte da Turma, (turma esta que divide o bolo), acham que os críticos da coisa pública estão sempre exagerando. Nada disso, é que realmente este país precisa ser passado a limpo, inclusive em todos os órgão e entidades públicas, seja ela qual for, não há quem fiscalize, precisamos mudar esta vergonha que é a administração pública, onde, os que dirigem/administram, pensam que não devem satisfação para a população. Vamos acabar com esta sacanagem.

  7. Deixem o 0800, para toda a comunidades ligar, alunos, pais de alunos, servidores é demais familiares. Tenho parentes que tem reclam do continuamente dessa gestão, e tem sofrido muito.
    Excesso de autoritarismo e arrogância, são a forma com que muitos servidores, tem sido tratados. Cobram mas não fazem a parte deles.
    Isso para fortalecer uma gestão lotada de cargos comissionados!!

    0800 por favor , e foquem nos excessos de cargos comissionados ocupados por docentes, e nos assédios que servidores sofrem, muitos contínuos, que por fim trazem doenças e afastamentos.
    Investiguem tudo mesmo, estão certíssimos!

    ESPERAMOS ANSIOSOS TUDO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>