Governador Beto Richa reage e diz que reitor da UEM mentiu e foi desonesto em declaração

Richa-iees

O governador Beto Richa recebeu reitores das universidades estaduais na noite de ontem no Palácio Iguaçu, em Curitiba, para discutir a inclusão das instituições de ensino superior do Estado no sistema Meta4, que faz a gestão da folha de pagamento de todos os órgãos públicos estaduais. “Avançamos na negociação do fornecimento de informações por parte das instituições ao Estado e na criação de um grupo de trabalho para discutir a tão desejada autonomia universitária”, escreveu ele nas redes sociais, após uma foto com os reitores.
Ante, porém, como mostra o vídeo abaixo,

quando recebia deputados estaduais, o governador rebateu o professor da Universidade Estadual de Maringá, Mauro Baesso, a quem chamou de mentiroso e desonesto por querer jogar os alunos contra o governo do estado. “Foi escandalosa a sua declaração”, disse, reafirmando que o governo busca a transparência e, ao contrário do que afirmou o reitor, não quer fechar as universidades paranaenses.

O governo estadual mantém sete universidades. Destas, duas (UENP e Unespar) já estão incluídas no sistema e outras duas (UEPG e Unicentro) já haviam concordado em adotar a plataforma. Apenas a UEL, UEM e Unioeste ainda resistiam a aderir ao Meta4, sob o argumento de que isso poderia ferir a autonomia universitária. “Não há qualquer desejo de interferência na autonomia das universidades”, reforçou Richa. Segundo ele, um grupo de trabalho será formado para acompanhar esta questão.
Richa reforçou a necessidade de que todos os órgãos estaduais utilizem o sistema para que haja padronização na análise das despesas com a folha de pessoal. Além disso, há uma exigência do Tribunal de Contas do Estado para que isso ocorra o mais breve possível.

Angelo Rigon


37 pitacos em “Governador Beto Richa reage e diz que reitor da UEM mentiu e foi desonesto em declaração

  1. “REITOR DESONESTO”…NÃO PODE ESTAR A FRENTE DA U E M. MELHOR É IR INTEGRAR O M S T .O GOVERNO ESTÁ CERTA , PELO VISTA A UEM NÃO QUER ABRIR AS “CAIXAS PRETA” DA INSTITUIÇÃO. O QUE HÁ A ESCONDER?

    • O governador está sem moral para criticar
      “Folha desnuda corrupção no governo tucano de Beto Richa
      20 de fevereiro de 2017 por esmael
      Jornal Folha de S. Paulo traz à tona nesta segunda (20) esquema de corrupção no governo tucano Beto Richa, no Paraná, investigado pela Operação Quadro Negro. De acordo a reportagem, o deputado federal Valdir Rossoni (PSDB), no exercício da chefia da Casa Civil, e o deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, teriam participado no desvio de ao menos R$ 17 milhões que seriam destinados à construção de escolas.m quer que seja, pois está sendo investigado por desvio…”

  2. Não conheço profundamente o Meta4, mais acredito que está gestão da UEM deixa muito a desejar, pelo que se lê nos jornais e blogs, inclusive neste, e quero aumento com CCs aumentou significativamente nos últimos anos, isso em meio anima crise financeira. E todos sabem que temos muitos professores que simplesmente não dão mais aula e não se aposentam. Agora a pergunta que faço é: porque tanta resistência assim e transparecer a folha de pagamento? Medo do governo cruzar o salário com a carga horária efetivamente trabalhada. Acho que está na hora de moralizarmos as contas públicas. A universidade tem que ter autonomia, mais enquanto depender de recursos públicos, terá que ter a maior transparência possível. E autonomia administrativa não é autonomia financeira com recursos públicos.

  3. Se o Governador Beto Richa após 7 anos no Palácio Iguaçu tomou um susto quando viu o número de cargos comissionados das Universidades, imagina nós?

    • Acir da Cruz Camargo diz:

      Essa novela das CCs nas universidades revela também falácias. Quando um dos governadores do passado. Lerner (UDN-PR) ou Requião (PMDB), não me recordo, praticou os mesmos atos intempestivos do atual Governador Campos Salles (UDN-PR 2011-2018) um jornalista sério, de Curitiba, levantou a seguinte questão: o Palácio Iguaçú estava infestado de CCs. A família de Campos Salles está no governo, como Marcelo Richa de Campos Salles. O fato do governador chamar para Curitiba a folha de pagamento não livra que comissões sejam outorgadas politicamente. [email protected]

  4. Infelizmente o governador só afirmou aquilo que la na UEM todos já sabiam, só para lembrarmos desde a época de estudante anos 80, a UEM brigou pela democracia, e existia no REITOR uma liderança pautado na democracia, já que nossos governantes e políticos agiam com certo ‘temor”, porem ficou claro e notório que o atual reitor não é nada democrático e isso eu estendo aos seus subordinado de 1º escalão, levando a instituição ao descredito politico e administrativo, elegendo-se em cima de mentirar não cumpridas….

  5. Lembro do sobrinho da professora Many o Lindolfo Jr que foi deputado e tanto lutou e defendeu a nossa universidade.
    Tem até ex reitor na equipe do Ministro e eles não fazem nada pela UEM?
    Quem está falando a verdade? O governo ou os Gestores da UEM

  6. Anonimo de Ivatuba diz:

    DE longe só vejo o poeirão… agora que o Governo está certo, está. Gastou tem que prestar contas… a quem interessa toda esta história… um amigo sempre diz que tem um caixa preta na UEM, pelo jeitão tem mesmo…

  7. Muito triste esse momento.
    Um governador envolvido até o pescoço com situações para lá de nebulosas e investigado nas grandes operações conduzidas pela PF.
    Um governo que se reelegeu mentindo para a população, indicando que tínhamos um estado financeiramente são, e que logo após assunção ao novo mandato mostrou a total falência financeira do Estado.
    Um governador que blinda as “caixas pretas” dos seus correligionários dentro do Executivo.
    Um Legislativo pelego do Executivo, preocupado em garantir suas regalias e manter suas “caixas pretas” de CC’s e Funcionários Fantasmas.
    Um Judiciário Estadual de joelhos ao Executivo para manter seu status quo e não ser importunado em sua “autonomia” e benefícios para lá de suntuosos.
    Uma imprensa tendenciosa que não está analisando a situação de forma isenta, não está olhando para o futuro, aparentemente mais preocupada com os contratos publicitários do governo estadual.
    E neste cenário de inversão de pesos e valores estamos subjugando e exterminando o futuro da nossa UEM.
    Reflitamos todos sobre quão importante é a UEM para Maringá, e o quanto estamos envolvidos em defendê-la.
    Independente do reitor da hora, o que está jogo é o futuro da instituição que projeta o nome de Maringá no mundo todo, o que está em jogo é a vanguarda na pesquisa científica e tecnológica desenvolvida na UEM e que faz com que Maringá seja conhecida e reconhecida.
    Ser justo para apontar os maus servidores, mas também ser justo para se orgulhar é defender aqueles que lá trabalham com total entrega e dedicação e no momento se vêem sem esperanças e alegria de fazer parte desta história.

    • Em partes concordo com você. E lamentável e triste ver a situação da UEM. Mais triste ainda é ver que a sua administração se iguala ao mais sórdido episódio da política brasileira: mentiras, excesso de cargos comissionados, gastos com viagens do seleto grupo da administração, excesso de horas extras para os amigos que se negam a trabalhar em horário normal; plantões docentes para professores que não aparecem para dar aula. A UEM não é isso mas infelizmente hoje sua história está sendo escrita pelas mãos de quem está tão corrompido com a corrupção quanto o nosso governador. E isto não dá para aceitar.

  8. Que o Mauro era arrogante e desonesto já sabíamos (é só lembrar das mentiras na campanha que o elegeu). Esperar competência de seus 36 assessores e sonho pois estão no cargo apenas para receber o pagamento por seus votos. Mas onde estão os Conselhos?? Sim, sabemos que ele não respeita mas está na hora de acordar UEM. O slogan não é FORÇA UEM e sim ACORDA UEM.

  9. Parreiras Rodrigues diz:

    Beto Richa perdia porque se excedia no cavalheirismo, no trato fino. Vez em quando é necessário derrubar os arreios, diplomaticamente. Não como um antecessor, estupida e deseducadamente.

  10. SR. BETO RICHA,

    PARABÉNS!
    PARABÉNS!
    PARABÉNS!

    COM CERTEZA, ESSE É MELHOR GOVERNADOR DE TODOS,
    ABRIU OS OLHOS DA COMUNIDADE, E AINDA APROVEITE PARA DAR UM BASTA NA FARRA DOS CCS DAS UNIVERSIDADES, E SALÁRIOS DE MARAJÁS!!

    AGUARDAMOS CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS!!

    • Um admirador secreto diz:

      Esse parece o argumento usado por aquela senhora mentalmente saudável que estava outro dia gritando na frente de uma escola pública em Maringá.

      Ela não era aquele que ficou de cabo eleitoral do Silsil Barros?

  11. Fico pensando se um reitor, aclamado internacionalmente, com muitos títulos, é este monstro que estão tentando fazer dele aqui, ou são puxadores de saco do Richa e seus asseclas que querem tomar o dinheiro da UEM.

  12. Que este não é nem de longe o melhor reitor da UEM isso é certeza. Mas, entre ele o nosso mentiroso, corrupto, investigado governador! Fico com a palavra do primeiro!

  13. Trabalho em uma Universidade que utiliza o sistema Meta 4. Com conhecimento de causa digo, é inviável! Se querem prestação de contas, há outros meios de conseguir isto, através de auditorias etc., sem engessar o orçamento das Universidades e comprometer os seus fins.

  14. O Reitor tem que explicar para a comunidade, qual a razão de terem tanto dinheiro público sendo dilapidado com dezenas de obras paradas, antes de se arvorar no direito de pedir mais dinheiro.

  15. Inacreditável que tem gente falando bem do Beto Richa.
    Beto Richa esse ano deixou 10 mil professores sem emprego.
    Colocou professores doentes em situação de miséria e dividas.
    Essa semana um professor se enforcou por não ter como pagar suas contas.
    O governador vai fechar várias cursos técnicos subsequentes que eram poucos.

    Ele bloqueou o dinheiro que a própria universidade gera para ela mesma.
    A situação da UEM é péssima salas com goteiras, cadeiras quebradas, energia elétrica cai com frequência por falta de funcionários para manutenção.
    Não tem papel e sabonete nos banheiros.

    COITADO DE TODOS OS REITORES QUE PEGARAM A GESTÃO NO GOVERNO RICHA!
    NÃO TEM COMO FAZER UM BOM TRABALHO!

    Parem de defender esse monstro!

  16. Muitos estão defendendo o governador, dizendo que a UEM não quer abrir “Caixa Preta”. Se é em relação aos salários, a folha é encaminhada ao governo mensalmente antes do pagamento. Além disso, no site da transparência do Estado é possível consultar o quanto cada um dos servidores das IEES recebem. Está tudo lá, todas as informações supostamente secretas. O que o governador quer é outra coisa. Já não paga a data-base que também é uma lei há pelo menos dois anos e quer agora impedir as promoções de carreira dos servidores, que também está previsto na Lei, que é o mesmo que ele já está fazendo com os professores das escolas. Depois, vai a TV fazer propaganda de que as contas do Estado estão saneadas. Se estão, pq não cumpre com a lei da data-base? E porque fica gastando recursos do Estado com propaganda mentirosa de que os salários dos professores foram reajustados em mais de 150%?? Como chegou a esse número? Joga a população contra os professores e todas caem nessa lorota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>