O engraxate Baianinho se torna cidadão benemérito de Maringá

Baianinho

José Xavier, o conhecido engraxate “Baianinho”, se tornará amanhã o mais novo cidadão benemérito de Maringá.
O título, proposto pelo vereador Carlos Mariucci, será entregue em sessão solene nesta sexta-feira a partir das 11h30, na Casa do Criador do parque de exposições.

Mariucci justifica a homenagem lembrando que Baianinho é um dos personagens mais conhecidos da cidade, e que conquistou essa popularidade devido ao trabalho diário por mais de 50 anos engraxando sapatos. “E a sua história é um exemplo de vida”, comenta o vereador.
Nascido na cidade de Jacobina, na Bahia, em 14 de março de 1952, José não conheceu seus pais. Foi criado por um tio, o pedreiro Amélio Xavier. Chegou em Maringá ainda criança, vindo com o tio num caminhão “pau de arara”. Amélio voltou para a Bahia e o sobrinho teve que se virar sozinho na nova cidade. Para sobreviver começou a engraxar e por um bom tempo dormiu na rua. Seu primeiro ponto foi no Maringá Velho. Com o desenvolvimento do “Maringá novo”, veio para o centro. E há décadas que sua banca faz parte da paisagem da Avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Santos Dumont e Neo Martins.
Entre os que já sentaram em sua cadeira, boa parte dos políticos maringaenses de destaque neste meio século, entre prefeitos, vereadores, deputados e senadores. Empresários, médicos, pecuaristas, advogados, jornalistas também fazem parte de sua clientela, muitos deles há décadas. Com isso, Baianinho conseguiu constituir família, criar e dar estudo aos 7 filhos, e ter uma vida digna.
Sempre simpático e bem humorado, ele está todo dia a postos em sua banca na Getúlio, faça chuva ou faça sol. O que lhe tira o bom humor, conta, são as crianças e jovens em situação de abandono pelas ruas. “Dá vontade de chorar”, diz ele, com a autoridade de quem já sentiu na pele o drama de morar na rua. (CMM)

Angelo Rigon


9 pitacos em “O engraxate Baianinho se torna cidadão benemérito de Maringá

  1. Cidadão benemérito é aquele digno de honras, que merece recompensas e aplausos por serviços importantes ou por procedimentos notáveis prestados à sociedade.

  2. Qual a diferencial dele para a maioria dos maringaenses, e que ele puxa saco dos políticos enquanto os demais trabalham, qual trabalho em prol da comunidade ele fez?

  3. Pqp…..esse cara fez o que pra populaçã[email protected]$#£€₩ nenhuma, depois vem falar que se preocupa com as crianças de rua….vão procurar o que fazer…….e esse aí tbm,quer aparecer faça algo p/povo.bom,em se tratando de brasil (b) isso é normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>