Família Monteschio completa 70 anos em Maringá

Maria-Mario

Hoje faz exatos 70 anos que a família Monteschio chegou em Maringá. Como outras, trazida pela coragem para ajudar no desenvolvimento da região. O patriarca Mário Monteschio, italiano de Mussolente, região do Veneto, deixou a condição de colono no interior São Paulo e veio desbravar o interior do Paraná.
Com a mulher Maria Faxina Monteschio (foto) e 11 filhos, situou-se na gleba Guaiapó para o cultivo do café.

Primo

O primogênito de Mário, Primo Monteschio (foto), foi vereador em Maringá, dentista prático, comerciante do ramo funerário e um dos fundadores do Aeroclube de Maringá.

AlvaroM

O filho de Primo, Álvaro Aparecido Monteschio (foto), empresário, advogado, foi conhecido um incentivador do esporte amador na cidade. Primo Marcelo Monteschio, filho de Álvaro, precocemente falecido, atuou como médico na cidade.

anisio monteschio

O irmão caçula, Anísio Monteschio (na foto com dona Evani, com quem está casado há mais de 50 anos), bacharel em Direito pela UEM, foi vereador, prefeito por dois mandatos na vizinha Paiçandu, onde é tabelião há 54 anos. (Foto: Paiçandu On Line)

Angelo Rigon


11 pitacos em “Família Monteschio completa 70 anos em Maringá

  1. Não os conheci, mas esses sim merecem ser aplaudidos em pé. Deram a juventude, a força e a vida em prol de uma cidade que só começava, sem esperar estatuas, homenagens, nada, só trabalho…Isto tem um nome:honra, dignidade, carater.Parabens, familia Monteschio pelo legado que herdaram

  2. Horácio Monteschio diz:

    Muito obrigado pela postagem!
    Vô Mário homem honesto correto e trabalhador, deixou um legado que vale muito mais que ouro, sua família.
    Sem deixar de fazer referência aos Tios: Remidio, Rosa, Antônio (Tonho), Benedito, Evaristo, Bepe, que deram o sangue para desbravar o interior do Paraná.
    Parabéns a todos os italianos, descendentes que vieram e contribuíram para o desenvolvimento da “cidade canção”.

    • Marcos Antônio Monteschio diz:

      Muito obrigado pela citação da história do desbravamento de Maringá, na qual o meu avô Mário e o meu pai Primo Monteschio vieram para essa maravilhosa cidade em 1946, quando só havia mata nativa, muita onça pintada, algumas clareiras abertas no meio da selva… Foi tudo muito difícil, com muita luta, mas meu pai deixou a sua marca registrada na história dessa cidade…

  3. Fabiane Monteschio diz:

    Linda e merecida homenagem! Tenho orgulho em fazer parte de uma família que contribuiu muito para o desenvolvimento desta linda cidade! Fabiane Monteschio

  4. Rogério Mariani de Oliveira diz:

    Merecida homenagem, tive o privilégio de conviver com o Alvaro Monteschio, grande incentivador do futsal maringaense, joguei durante toda minha juventude no time da Monteschio de futsal, uma grande equipe, que deixou saudade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>