Devo e pago se quiser

Do Painel, da Folha de S. Paulo:

Mesmo quando arrecadou mais do que gastou, o governo federal preferiu não pagar o que devia. É o que diz auditoria da CGU feita na Secretaria do Tesouro Nacional e finalizada em julho deste ano. O órgão concluiu que 60,89% do superavit primário de 2009 a 2013 (governos Lula e Dilma) foi usado para pagar despesas do governo e não para quitar a dívida pública federal. Com isso, a União ficou mais endividada. A CGU diz que o expediente custou pelo menos R$ 30,18 bilhões ao país.

Balão A CGU afirma que, ao não pagar a dívida e manter parte dos recursos em caixa, o governo pôde aumentar os restos a pagar (despesas para quitar no ano seguinte), driblando a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Inflado Para a CGU, ainda mais grave é o governo não ter descontado os restos a pagar, que são gastos de curto prazo, do total em caixa ao calcular sua dívida líquida. Com isso, conclui o órgão: a Conta Única (caixa) “encontra-se inflada” e a relação dívida líquida/PIB, “subestimada”.

Veja bem O Tesouro afirmou à CGU que o superávit primário tem como objetivo a redução da dívida e “não necessariamente” seu pagamento. E que parte das receitas primárias está vinculada por lei a determinadas despesas.

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Começou em jornal aos 14 anos, foi editor-chefe dos três jornais diários de Maringá. Pioneiro em blog político, repórter e apresentador de programa de televisão, apresentador de programa político nas rádios Jornal, Difusora e Banda 1, comentarista das rádios Metropolitana e Guairacá, editor de diversos jornais e revistas, como Umuarama Ilustrado, Correio da Cidade, Expresso Paraná, Maringá M9 e Página 9. Atualmente integra o cast da Jovem Pan Maringá.

2 pitacos em “Devo e pago se quiser

  1. E O POVO É OBRIGADO A PAGAR DIVERSOS IMPOSTOS….

    A CARGA TRIBUTARIA É TÃO GRANDE NESSE PAÍS, QUE NÃO DÁ PARA VIVER DECENTEMENTE FRENTE AOS VALORES ABSURDOS QUE SE PAGAMOS NOS IMPOSTOS, SEM CONTAR QUE NADA FUNCIONA SATISFATÓRIAMENTE,

    TODOS OS DIAS, MAS, TODOS OS DIAS MESMO, OS NOTICIÁRIOS MOSTRAM A SITUAÇÃO CRITICA DA SAÚDE E DA SEGURANÇA.

    ESSE É A NOSSA REALIDADE,

    REFORMA POLÍTICA JÁ! REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>