Um registro histórico


Este filme, produzido em película 16mm por Bohdan Hladü, produtor cinematográfico da Camera 35 e da Fama Filmes, registra a inauguração da Rodovia do Café (Paranaguá-Apucarana), entregue ao tráfego em 1964, com as presenças do presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, do governador Ney Braga, ministros, senadores e deputados, entre outras autoridades (o engenheiro Saul Raiz, que foi candidato ao governo do estado tendo o maringaense João Paulino na vice, em 82, aparece várias vezes). Maringá, que tinha menos de 20 anos, é apresentada como o “colosso do norte”, a “gloria da epopeia paranaense”, cidade abastada, movida pela economia cafeeira. Uma das imagens mostra a Estação Rodoviária Municipal, construção arquitetonicamente impar no estado, e que foi colocada abaixo pelos fratelli. O vídeo foi digitalizado e postado no YouTube em 2008 por Celso Lück Junior.

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Começou em jornal aos 14 anos, foi editor-chefe dos três jornais diários de Maringá. Pioneiro em blog político, repórter e apresentador de programa de televisão, apresentador de programa político nas rádios Jornal, Difusora e Banda 1, comentarista das rádios Metropolitana e Guairacá, editor de diversos jornais e revistas, como Umuarama Ilustrado, Correio da Cidade, Expresso Paraná, Maringá M9 e Página 9. Atualmente integra o cast da Jovem Pan Maringá.

7 pitacos em “Um registro histórico

  1. Registro de uma época onde se falava em milagre econômico e “pujança” de um Brasil eminentemente rural, começando a sair do atraso tecnológico. No entanto, o preço foi alto.

  2. Parabéns meu caro pelo vídeo relembrado, em épocas boas, época esta que não se falava em corrupção e desvios de verbas,,se tinha era bem pouco, tudo se fazia com gosto e respeito, queria eu ter vivido neste tempo de homens sério e trabalhadores, enfim só nos resta a lembrança.

  3. Com orguho revi o filme produzido pelo Meu Pai – Bohdan e por meu Tio Dimitry…. ótimas lembranças de uma época de crescimento do País… Obrigada Sr. Rigon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>