Viagem

O professor Gilberto Pavanelli, ex-reitor da Universidade Estadual de Maringá, segue amanhã para o Amazonas. Vai para Barcelos, para estudar os parasitas de peixes de aquário. Ficará na Amazônia durante 15 dias.

“ E o Verbo se fez carne e habitou entre nós “ ( João 1 – 14 )

FALECIMENTO ( I )

Faleceu na noite da última quarta-feira, de câncer, o pioneiro maringaense, Álvaro Aparecido Monteschio. Formado em Direito pela UEM durante muitos anos ele atuou como empresário no ramo funerário, foi vereador, diretor do Detran, e sempre muito ligado ao esporte amador e profissional da cidade. O sepultamento ocorreu ontem, às 17;30 horas no Cemitério Municipal de Maringá.

FALECIMENTO (II)

Faleceu na capital paulista na última segunda feira, o Dr. Nelsino Moura de Oliveira, Promotor de Justiça da Comarca de Maringá. No dia 10 de julho de 2010 ele sofreu acidente rodoviário em Minas Gerais, e desde então estava internado em hospital naquela capital. O sepultamento ocorre na terça-feira, na cidade de Presidente Prudente.

MARTELO BATIDO

O publicitário e marqueteiro João Santana, que foi as campanhas presidenciais de Lula e de Dilma Rousseff, bateu o martelo ontem com o ex ministro da Educação Fernando Haddad. Caberá a João Santana, fazer a campanha de Fernando Haddad para prefeito de São Paulo.

JANTAR DO PHS

O ex vereador e atual secretário de Indústria e Comércio do Município de Maringá, Valter Viana, vai recepcionar 900 convidados hoje às 19;30 horas no Country Clue, para comemorar o seu aniversário e seus 15 anos de vida pública.

COMEMORAÇÃO

O jornalista Amarildo Torres, que voltou a assumir a assessoria de Impensa do deputado federal Odílio Balbinotti, reuniu convidados na tarde-noite da última quarta-feira no Out Maringá, para festejar o início de sua nova jornada.

AGRADECIMENTO

O secretário de Esportes do Município, Walter Guerlles, fez ontem um agradecimento ao governador Beto Richa, pelo seu apoio ao esporte da cidade. Será que estou morando em outra cidade?

EQUIPE MONTADA

O deputado federal Odílio Balbinotti, do PMDB de Maringá, já montou sua equipe de assessores. Em Brasília, com Luiz Paiola na Chefia de Gabinete estão: Ewerton da Silva Batista, Paula Ferreira Ramos e Gisele Renata Alencar de Aquino. Em Maringá, sob o comando de Mirian Calil Miguel estão: Raimundo Calil Miguel, Leonardo Molina Júnior, Giane Jayme, Antonio dos Santos, Juscelino Moura Ribeiro, Amarildo Torres e João Alves de Oliveira.

ACOMPANHANDO

O secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros e sua esposa a deputada federal Cida Borghetti, desembarcaram na madrugada de ontem no Aeroporto Regional Silvio Name Júnior. Vieram especialmente para acompanhar o governador Beto Richa nos compromissos em Maringá e na região.

CIRURGIA

O prefeito municipal de Jandaia do Sul e ex deputado federal José Borba, passou por cirurgia no dia de ontem, em um hospital na cidade de Londrina. José Borba operou da catarata.

CUMPRIMENTOS

Quem recebe muitos cumprimentos no dia de hoje pelo transcurso de aniversário é o Joel Barbosa da Silva, o conhecido Bié, que vai ser candidato a vereador pelo PHS. Bié foi assessor do saudoso vereador Miguelzinho e também assessor na Câmara Municipal.

ANIVERSÁRIO

Estão aniversariando hoje:

Joel Barbosa da Silva “Bié”, Raquel Martins, Aristides Mossambani, Emerson José Nerone, Victor Hugo Barbosa, Claudemir de Souza, João Batista Pedrinho, Walter de Souza Fernandes, Tereza Oliveira, Eliane Barbiero, Luiz Pereira da Silva, Maria Lucia Minis Amador, Maria Flor do Céu e Silva de Araujo Moreira, Maria Hass Carniato, Silvia Sidnei de Almeida Morandini.

Angelo Rigon


6 pitacos em “Viagem

  1. Realmente a informação já havia saído, não sendo necessária sua repetição.
    Quanto ir a Barcelos para estudar parasitas, esclareço que lá é o local onde são capturados a grande maioria dos peixes para aquariofilia. sendo que a imensa maioria é exportada, gerando divisas importantes para a Amazonia. Isso entretanto causa grande desiquilíbrio naquele ecossistema em função grande volume de peixes coletados. Com a criação do curso de aquicultura (pós-graduação) em Palotina, PR, pretendemos inicar pesquisas para a reprodução desses peixes em cativeiro, gerando divisas para o estado (cada acará disco custa de 100 a 500 reias nas lojas pet dependendo da procedência e da variedade) e diminuindo a predação na regiões onde são nativos. Além disso, um dos maiores problemas que aparece quando se cultiva animais são as doenças. Por isso o CNPq está financiando essa viagem para que possamos iniciar uma nova linha de pesquisa em nossa região – parasitas de peixes de aquário, e nada melhor que conhecer in loco os problemas que certamente surgirão com o confinamento desses animais.
    Gilberto Pavanelli

  2. Melhor. Colocar um aquário na Câmara de Vereadores e estudar o que os parasitas, que foram eleitos para lá estarem, podem fazer aos peixes.
    Cuidado, atacam violentamente o erário público e podem matar os peixes imaginando que possuem bolsa de dinheiro e não bolsa de ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>