Jornal destaca grupo maringaense

Santa Terezinha está entre as maiores usinas do país.

“Sem muito alarde, o grupo Santa Terezinha vem incorporando usinas no Paraná e já se fortalece entre os maiores grupos sucroalcooleiros do país. A empresa, com sede em Maringá (PR), arrendou e iniciou processo de aquisição dos ativos da usina Usaciga, pertencentes à Agrocana Participações Ltda, e entrará a safra 2010/11 com capacidade instalada para 18 milhões de toneladas de cana-de-açúcar”, diz texto de Fabiana Batista publicado hoje no jornal Valôr Econômico. “No ciclo passado o grupo moeu 14,2 milhões de toneladas, e com o salto a empresa tomará a frente de outras grandes empresas do setor, como a São Martinho, que deve moer no próximo ciclo 14 milhões de toneladas de cana, e a Açúcar Guarani, que deve manter os mesmos patamares do ciclo atual (13 milhões de toneladas)”, acrescenta. O grupo paranaense fica atrás apenas das gigantes Cosan, agora em processo de associação com a Shell e que soma capacidade de moagem de 60 milhões de toneladas, da LDC-SEV – associação da francesa Louis Dreyfus com a Santelisa Vale – e da Bunge que, com a aquisição dos ativos do grupo Moema e das outras acionistas deve moer cerca de 20 milhões de toneladas na próxima temporada.
“Paulo Meneguetti, diretor do grupo paranaense, explica que os ativos da Usaciga foram arrendados somente no fim do ano passado e, portanto, praticamente não entraram na capacidade da safra 2009/10. Na temporada anterior, já estava incorporada somente a usina Coocarol (Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Cana), de Rondon (PR), que foi arrendada em 2008 pelo grupo, que também na mesma época iniciou os trâmites para aquisição do ativo. “Mas, por ser cooperativa, a compra tem que passar por trâmites diferenciados, o que está tornando o processo moroso. Por isso, não temos uma previsão de quando conseguiremos concluir essa compra”, afirma Meneguetti”.

(Foto Mejhore)

Angelo Rigon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>