Projeto de Lei busca qualificar educadores para identificar sinais de doenças raras nas escolas

A deputada Maria Victoria (PP) apresentou um projeto que visa treinar profissionais da educação para identificar sintomas precoces de doenças raras, ajudando no diagnóstico e tratamento precoce dos alunos.

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    A deputada estadual Maria Victoria (PP) propôs um projeto de lei (PL 65/2025) que busca qualificar profissionais da educação no Paraná para identificar sinais de doenças raras em estudantes. O objetivo é capacitar esses profissionais para que possam alertar pais e responsáveis sobre possíveis sintomas e encaminhar as crianças para diagnóstico e tratamento.

    A proposta prevê cursos e treinamentos voltados aos educadores da rede estadual e municipal. De acordo com Maria Victoria, a identificação precoce pode ser decisiva para a saúde das crianças, já que os professores, devido à convivência diária, estão em uma posição única para perceber alterações no desenvolvimento dos alunos.

    Além disso, o projeto se insere em um contexto mais amplo de conscientização sobre doenças raras no Paraná, que em 2025 celebra os 10 anos de legislação estadual voltada à prevenção e visibilidade dessas condições. A deputada também destaca o sucesso do Fevereiro Lilás, instituído em 2018, que fortaleceu a luta pelo diagnóstico precoce e pelo direito a tratamentos modernos.

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