Seria Vladimir Putin o homem mais rico do mundo?

Recentemente, publicamos uma matéria sobre Jeff Bezos, fundador da Amazon e que havia se tornado o homem mais rico do mundo. Porém há quem diga que outra pessoa ocupa esse posto: Vladimir Putin.

Putin in Sunglasses

Sim, o presidente russo, ex-agente da polícia secreta comunista, a KGB, tem fortuna estimada em U$ 70 bilhões. Estimada porque a revista Forbes, sumidade quando se trata de lista com os mais ricos do mundo, disse que não podia incluir Putin na lista por não conseguir verificar seus ativos. No entanto, Bill Browder, diretor de um fundo de investimentos americano, que passou mais de 10 anos investindo no mercado russo, garantiu que Putin tem três vezes essa fortuna.  Ele avalia que a fortuna do de Putin seja superior a U$200 bilhões.

“Depois de 14 anos no poder da Rússia, e a quantidade de dinheiro que o país fez, e a quantidade de dinheiro que não foi gasto em escolas, estradas e hospitais e assim por diante, todo esse dinheiro está em propriedade, contas bancárias – principalmente na Suíça – ações, fundos de investimento de capital de risco, gerenciados por Putin e seus sócios,” disse Browder.

Putin Holding Bar of Gold

Stanislav Belkovsky, analista político e ex-conselheiro do Kremlin, acrescentou que grande parte dessa fortuna vem de companhias de óleo russas. Ele tem 37% da empresa de petróleo Surgutneftegaz, 4,5% da empresa de gás natural Gazprom, e tinha participações substanciais em um comércio de commodities chamado Gunvor. Belkovsky disse ainda que havia a possibilidade de Putin ter outras empresas impossíveis de serem ligadas a ele.

Entre seus bens está um palácio no Mar Negro com valor aproximado de US $ 1 bilhão. Esse palácio tem uma “magnífica fachada em colunas que lembra os palácios do país, czaristas russos construídos no século 18″, segundo a BBC. A mansão tem ainda um teatro privado, uma pista de aterrissagem com espaço para três helicópteros, e acomodação para guardas de segurança.

LEIA TAMBÉM  25 atividades cotidianas que são ilegais na Coreia do Norte

Putin's Black Sea Palace

O palácio foi construído especialmente para Putin e foi pago por um grupo de oligarcas russos que criou um fundo de investimentos secreto. Quem afirma é o empresário russo exilado Sergei Kolesnikov. Ainda segundo o empresário, esse esquema de fundo secreto permite a Putin ter acesso à riqueza de todos os oligarcas e à riqueza corporativa do país.

O pálacio no Mar Negro não é seu único. Boris Nemstov afirma que Putin tem mais de 20 palácios, além de quatro iates, 58 aeronaves e uma coleção de relógios avaliada em 400 mil libras. Um desses iates tem piscina, sauna, sala de jogos divididos em três andares decorados com peças italianas e alemãs.

Obviamente, Putin declarou ter “fortuna” de apenas U$ 119 mil. Nessa declaração ele dizia ter dois apartamentos médios e ser sócio em um estacionamento.

Putin talvez nem tenha essas 58 aeronaves, mas como soberano no poder russo, ele pode falar que são dele. Ele pode não ser o dono do palácio do Mar Negro, mas também é dele. Devido ao seu tamanho na politica russa, você pode ampliar essa lógica ainda mais: as reservas monetárias da Rússia são dele. O exército da Rússia é dele. Tudo na Rússia é dele. O dinheiro deu a Bill Gates o poder, mas Putin já tem o poder. Ele não precisa do dinheiro.

Image result for putin

“Eu sou o homem mais rico, não apenas na Europa, mas em todo o mundo: eu coleciono emoções”, disse Putin. “Sou rico por que o povo da Rússia me confiou duas vezes a liderança de uma grande nação. Creio que é a minha maior riqueza”.

Compartilhe