Que tal ser um guarda espacial?

A NASA – Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica – abriu, em Julho de 2017, uma vaga para um novo cargo dentro da agência espacial americana: guarda espacial. A posição é atribuída ao Office of Safety and Mission Assurance for Planetary Position (Escritório de Garantia de Missão e Segurança para posições planetárias) que está preocupado com a contaminação orgânica e biológica na exploração espacial humana e robótica.

O trabalho vem com um salário de seis dígitos – U$ 124,406 para US $ 187,000 por ano – e a autorização de segurança é listada como “secreta”. O papel envolve a fiscalização de astronautas e robôs de serem contaminados com qualquer material orgânico e biológico durante uma viagem espacial.

guarda espacial

Os candidatos devem ter uma “ampla experiência em engenharia” e devem ser especialistas em proteção planetária: “Isso inclui conhecimentos técnicos demonstrados para formar julgamentos e avaliações tecnicamente sólidas em situações consideravelmente complexas”. Os candidatos também devem ter um diploma em ciência física, engenharia ou matemática.

A NASA já tem politicas de proteção planetária em todas as missões para prevenir que organismos e componentes orgânicos da Terra sejam transportados para outros planetas intencional ou involuntariamente.  Essa politica é baseada em requisitos federais e acordos internacionais.

O vínculo empregatício é de três anos que pode se estender por mais dois.

O que faz um guardião espacial?

O guardião de Proteção Planetária (PPO) é responsável pela liderança da capacidade de proteção planetária da NASA, manutenção de políticas de proteção planetária e supervisão de sua implementação pelas missões de vôo espacial da NASA.

Image result for nasa

O PPO é o ponto principal da Agência para interação com organizações externas em assuntos relacionados à proteção planetária. O guardião de Proteção Planetária realiza, principamnente, o seguinte:

  • Conduz o planejamento e a coordenação de atividades relacionadas às necessidades de proteção planetária da missão da NASA.
  • Conduz avaliação independente e fornece conselhos sobre o cumprimento das missões robotizadas e de voo espacial humano com as políticas de proteção planetária da NASA, os requisitos legais e as obrigações internacionais.
  • Aconselha o Chefe, a Garantia de Segurança e Missão e outros funcionários quanto ao mérito e as implicações das decisões programáticas envolvendo riscos para os objetivos da proteção planetária.
  • Lidera as interações com COSPAR, Academias Nacionais e comitês consultivos em matéria de proteção planetária juntamente com departamentos relevantes
  • Recomenda e lidera a elaboração de normas e diretrizes da NASA novas ou revisadas de acordo com os processos e diretrizes estabelecidos.
LEIA TAMBÉM  Ciência confirma: pessoas inteligentes vão dormir tarde, são bagunceiras e falam palavrão

Para se candidatar

Caso você tenha interesse e as qualificações necessárias, você ainda precisa ser cidadão americano para poder concorrer a esta vaga.

guarda espacial

Além disso, você precisa ter experiência em planejamento, execução ou supervisão de elementos de programas espaciais de importância nacional. Esses elementos não se limitam apenas ao desenvolvimento de requisitos, a realização de avaliações técnicas e a elaboração de recomendações para a liderança. Bem como habilidades demonstradas na diplomacia que resultaram em soluções vantajosas para todos em discussões multilaterais extremamente difíceis e complexas. Isso inclui a construção de coalizões entre organizações para alcançar metas comuns. Você deve fornecer exemplos de como você atende esses requisitos.

Se você tem essas qualidades, porque não entrar na fila? Vale dar uma conferida no site da NASA pra ver se a vaga está disponível de novo ou clicar nesse site que anunciou o emprego.

E já que você vai cuidar do espaço: “May the force be with you!!”

Compartilhe