O primeiro brasileiro a chegar no futebol inglês

Por: - 06/03/2019

Liverpool e Manchester City prometem brigar pela conquista da Premier League 2018/19 até o fim, dois emblemas que contam com os contributos de atletas de nacionalidade brasileira. Os Reds têm Alisson Becker, Fabinho e Roberto Firmino em suas fileiras, enquanto o Manchester City conta com os serviços de Ederson Moraes, Danilo, Fernandinho e Gabriel Jesus. De todos esses atletas, só Fernandinho era nascido quando Mirandinha se converteu no primeiro brasileiro a atuar no futebol inglês, ainda na era que antecedeu a Premier League.

Fonte: Pexels

A história do cearense Francisco Ernandi Lima da Silva se confunde com a de tantos outros jogadores brasileiros. Mirandinha – como viria a ficar conhecido nos gramados por inspiração de um atacante que à época defendia o São Paulo – encontrou no futebol  a escapatória para uma infância difícil, se afirmando primeiro em território nacional em um trajeto no qual representou o Ferroviário, Ponte Preta, Palmeiras de São João da Boa Vista, Botafogo, Náutico, Cruzeiro, Santos, Portuguesa e Palmeiras. Ao chegar no Verdão, Mirandinha ganhou uma outra projeção e saltou das categorias da base para a principal seleção brasileira, agarrando as oportunidades concedidas. O nome de Mirandinha já era conhecido em solo europeu e surgiu então a chance da seleção brasileira enfrentar a Inglaterra em Wembley. O brasileiro viria a fazer um gol na partida e ainda participaria de mais dois confrontos em solo britânico com a Irlanda e com a Escócia, sendo que o brasileiro se destacou em todas essas ocasiões. Mirandinha estava referenciado e, em agosto, o Newcastle iniciou conversações com o Palmeiras, discutindo todos os termos durante duas semanas, até que tudo chegasse a bom ponto para o lado dos Magpies. Vale lembrar que os clubes ingleses tinham abolido a proibição de contratar “gringos” em 1978, mas até à data era bem fora do comum ver jogadores estrangeiros atuarem no país, sobretudo sul-americanos. A passagem pelo St. James Park se fecharia cerca de dois anos após a chegada, em 1989, retornando posteriormente ao futebol brasileiro.

Edu, primeiro campeão inglês

No momento, são quatro os brasileiros campeões em título na Premier League – Ederson Moraes, Danilo, Fernandinho e Gabriel Jesus. A briga pela conquista do título promete ir até final e podem ser encontrados palpites futebol hoje para cada jogos dos dois times. No entanto, o primeiro jogador brasileiro a se sagrar campeão na Inglaterra não vestia a camisa de nenhum desses dois times, mas sim do Arsenal. Produto da base do Corinthians, clube com o qual estrearia como profissional, Edu Gaspar vestiu a camisa do Arsenal entre 2001 e 2005, após ter se sagrado campeão brasileiro por duas vezes com o Timão. Em Londres, Edu somaria títulos de relevância ao seu palmarés, faturando duas edições da Premier League, outras tantas da FA Cup e da Community Shield. Curiosamente, Edu participou daquela que foi a última edição da Premier League conquistada pelo Arsenal até os então, em 2003/04. Os Gunners contam com um total de 13 edições do campeonato inglês em seu palmarés.

Fonte: Pexels

Na data em que a Premier League 2018/19 arrancou, a 10 de agosto de 2018, essa era a edição com mais brasileiros a competir, no caso, 20 atletas distribuídos por 11 clubes distintos. Coutinho (ex-Liverpool) é o brasileiro com mais gols apontados na Premier (41) e o goleiro Heurelho Gomes (ex-Tottenham/Watford) com mais partidas disputadas – 195.

Tenha acesso liberado ao melhor jornalismo da cidade. Assine o Maringá Post e fique bem informado. Saiba mais aqui.