Livros para quem tem 20 e poucos anos (ou quem passou e não leu) – Parte 4

Se você pensava que a listinha de livros tinha acabado, você se enganou. Essa é a parte 4 e nela você vai encontrar livros que vão te levar pra dentro de histórias de aventuras.

Lembrando que a parte 1 está aqui, a 2 aqui e a 3 aqui.

E ainda não acabou. Tem a última parte, com algumas biografias muito bacanas.

  1. “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, Marçal Aquino

Cauby é fotógrafo, está numa pior em uma cidade no interior do Pará e conheceu o inferno na Terra por causa de sua paixão por Lavínia, a esposa de um pastor evangélico. Por onde passa vai encontrando pessoas e conflitos que sempre o fazem encontrar o pior dos mundos, tudo por amor. A história é envolvente e te prende ao livro de uma maneira inexplicável.

  1. “A droga da obediência”, Pedro Bandeira

Um clássico da literatura adolescente brasileira mostra um futuro distópico “muito Black Mirror, meu” bem antes da série “Black Mirror”. Nele, diversos alunos de colégios de São Paulo somem misteriosamente e caem nas mãos do Doutor Q.I., um homem poderoso que quer dominar a humanidade.

  1. “1984”, George Orwell

Imagina viver num mundo distópico onde absolutamente tudo que existe é controlado por um tal de Grande Irmão, o olho que tudo vê e tudo pode? Descubra que vibe é essa acompanhando a vida do personagem Winston, morador de um continente horrível e sombrio chamado Oceania.

  1. “Assassinato no Expresso do Oriente”, Agatha Christie

Quem gosta de literatura de mistérios e aventuras não pode passar sem descobrir quem é o assassino a bordo do Expresso do Oriente – o trem que liga Ásia até a Europa. Um dos clássicos da autora Agatha Christie, conhecida por histórias policiais capazes de deixar milhões de leitores sem fôlego.

  1. “A volta ao mundo em 80 dias”, Julio Verne
LEIA TAMBÉM  25 fotos bem bacana do mundo dos esportes

O rico senhor Phileas Fogg aposta com seus amigos que consegue dar uma volta ao mundo em apenas 80 dias. Hoje isso seria muito fácil, mas imagine em 1872. O único problema deste livro é terminar com vontade de fazer o mesmo um dia nesta vida.

  1. “Barba ensopada de sangue”, Daniel Galera

Após a morte do pai, o professor de educação física protagonista da história (que nunca sabemos o nome), abandona toda sua vida, fica longe de família e amigos e vai morar sozinho com sua cachorra Beta na beira da praia. Aos poucos, ele começa a viver uma nova vida com seus novos alunos, uma garçonete, a recepcionista de uma agência de turismo e um budista histriônico. Ler este livro é como pegar suas coisas e fazer uma longa viagem de férias para o litoral de Santa Catarina. Boa viagem.

  1. “As águas-vivas não sabem de si”, Aline Valek

Corina trabalha no oceano, no fundo do mar, testando roupas de mergulho com uma equipe de cinco pessoas na imensidão do mar. Lá ela encontra a seguinte questão: se as águas-vivas não sabem de si, sobre o que sabem então?

  1. “O mundo de Sofia”, Jostein Gaarder

livros o mundo de sofia

Prestes a completar 15 anos, Sofia começa a receber cartas em sua casa de um homem estranho. Enquanto ela tenta descobrir o que raios tudo isso significa, acaba aprendendo tudo sobre a história da filosofia ocidental.

  1. “O jogo da amarelinha”, Julio Cortázar

livros o jogo da amarelinha

Conheça a história de Horácio, suas andanças, frustrações, ideias, vitórias e derrotas em sua vida em Paris, ao lado de sua amada Maga, e em Buenos Aires, morando com o amigo Traveler e sua esposa Talita. O mais incrível é que você pode ler esta história de dois jeitos: comece pelo capítulo 1 e siga em ordem cronológica até o 56 ou comece pelo capítulo 73 e siga a ordem que o autor sugere ao fim de cada capítulo. Sim, são dois livros em um. Boa viagem.

  1. “Tetralogia Napolitana”, Elena Ferrante
LEIA TAMBÉM  10 coisas diferentes proibidas pelo mundo

livros tetralogia napolitana

A história acompanha a vida de duas meninas nascidas em Nápoles (Itália) – Lila e Lenu – e seu processo de crescimento e descobrimento. É impressionante como uma premissa simples como esta pode se transformar em uma história tão comovente. Leia na ordem: “A Amiga Genial”, “História do Novo Sobrenome”, “História de Quem Foge e Quem Fica” e “História da Menina Perdida”.

  1. “A vida como ela é…” Nelson Rodrigues

livro a vida como ela é

Estas crônicas não são necessariamente baseadas em fatos reais, mas provavelmente vão te chocar demais. Prepare-se para reconhecer o lado mais perverso e pervertido dos brasileiros. Ou… prepare-se para se identificar com os personagens.

Compartilhe