Livros para quem tem 20 e poucos anos (ou quem passou e não leu) – Parte 3

Vamos dar sequência na sugestão de livros que nossos amigos do BuzzFeed fizeram. Se você perdeu as outras sugestões, aqui estão os link 1 e link 2

Nessa parte da nossa lista, vamos trazer aqueles livros que nós somos ou fomos obrigados a ler, talvez no colégio, ou na faculdade, mas que são especialmente maravilhosos.

  1. “Memórias póstumas de Braz Cubas”, Machado de Assis

Esqueça a leitura obrigatória para o vestibular ou a prova de literatura que te chateou. Leia por livre e espontânea vontade e saiba que cada linha vai valer a pena. Em um dos melhores livros já escritos em português, Machado de Assis conta a história da vida de um homem morto, mostra seus melhores e piores pensamentos e de terror psicológico e, de quebra, é uma viagem no tempo para o Brasil do século XIX.

livros

  1. “Vidas secas”, Graciliano Ramos

Se você não se emocionar com a história da família de Fabiano, Sinha Vitória, seus filhos e a cachorra Baleia, você está morto. Um clássico do escritor Graciliano Ramos que você merece conhecer na íntegra, não pelos resumos para passar no vestibular.

livros

  1. “ A hora da estrela”, Clarice Lispector

O livro conta a história de Macabéa, que se muda do Nordeste para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. Tudo parece bem normal e até chato demais, até ela cruzar um lindo homem louro alto em seu caminho. A chance de esse livro mexer com seus sentimentos é de 110%, para o bem ou para o mal.

livros

  1. “Primeiras estórias”, Guimarães Rosa

Este é o melhor livro para começar a entender o universo incrível, fantástico e, ao mesmo tempo, difícil (vamos ser sinceros) de Guimarães Rosa. São 21 belos contos do escritor para ler aos poucos ou pra ler tudo de uma vez sem parar. O importante é saber que você vai encontrar sempre uma linda e bela história. Dica, comece por um dos mais conhecido: “A Terceira Margem do Rio”.

livros

  1. “O auto da barca do inferno”, Gil Vicente

Um clássico da literatura em língua portuguesa, escrito há mais de 500 anos, mas com uma história tão atual que é como se tivesse sido lançada semana passada nas livrarias. Você vai rir, chorar e adorar.

livros

Esses clássicos, quem vêm a seguir, são tocantes e vão te emocionar. Assim esperamos.

  1. “Meu pé de laranja lima”, José Mauro de vasconcelos

Com seis anos, Zezé mora em um bairro humilde do Rio de Janeiro e precisa viver com as dificuldades e limitações de uma vida pobre. Para a sorte dele, a imaginação é algo que não custa nada e assim ele brinca, explora o mundo, descobre coisas e apronta das suas.

livros

  1. “Ensaio sobre a cegueira”, José Saramago

Um dia você acorda e descobre que está cego. Aos poucos você descobre que o mundo inteiro está cego. Pra piorar, o ser humano se revela o pior ser vivo que já pisou na face do planeta Terra. É essa situação que este clássico da literatura te faz pensar: “será que isso tudo aconteceria de verdade?”.

livros

  1. “A arte de produzir efeito sem causa”, Lourenço Mutarelli

Júnior é um fudido na vida, desempregado e sem ter onde morar. Sem perspectivas de botar seus pensamentos no lugar, ele se vê obrigado a morar com seu pai. Sua vida passa a ser dividida entre um sofá velho, o bar onde bebe com desocupados e as conversas com uma universitária que aluga um quartinho no apartamento do pai. Tudo fica ainda pior quando ele começa a receber pacotes com recortes de notícias velhas pelo correio. Tente descobrir o que é sanidade e o que é loucura nesta história.

livros

  1. “Toda poesia”, Paulo Leminski

Toda a poesia já publicada por Leminski cabe em um lindo livro de 412 páginas. Mesmo quem não curte tanto linguagem da poesia vai se dar muito bem nos versos leves, eruditos e pop do autor. A obra está dividida em categorias peculiares como “caprichos & relaxos”, “distraídos venceremos”, “la vie en close”, “o ex-estranho” e “winterverno”.

livros

  1. “A coragem do primeiro Pássaro”, André Dahmer

O cartunista mostra seu lado poeta em uma história de amor. Este é um bom livro para sentar e ler tudo de uma vez só. Espere para encontrar um baita pé na bunda no início e muita vontade de amor no final.

livros

Compartilhe