Linguagem Corporal: Aprenda ver o que as outras pessoas querem te dizer

Dicas para analisar o que uma pessoa quer dizer através de sua linguagem corporal. Postura da cabeça, postura dos braços, postura das pernas.

Você assiste “Lie to Me”? Não? Bem, esse post trata de um dos focos da série: entender o que uma pessoa diz interpretando sua linguagem corporal. É muito interessante, principalmente para utilizar no dia-a-dia. Confira:

A linguagem corporal se refere a todas as nossas expressões a través dos movimentos, posturas ou gestos que se façam com as diferentes partes do corpo.

A ciência que estuda a linguagem corporal é conhecida como: Kinésica ou Quinésica  e o que ela faz é estudar o significado expressivo ou comunicativo dos gestos e movimentos corporais percebidos pelos sentidos visual, auditivo ou táctil, de acordo com a situação.

A linguagem corporal vem sendo estudada por muito tempo e, de acordo com a opinião de profissionais em psicologia e sociologia, detecta diferentes sentimentos e expressões que não se comunicam com palavras, mas sim com o comportamento físico.

Quando você conversa com uma pessoa, você deve saber que você não está falando só com a boca dela, mas também com o seu corpo.

imagem

A Postura Corporal

A postura que o nosso corpo adquire quando falamos com outra pessoa tem mais significado do que podemos imaginar.

A postura que tomamos pode facilitar o caminho para conquistar alguém, melhorar a nossa qualidade de expressão ou entender de maneira mais clara a quem nos acompanha.

Dentro da linguagem corporal falamos de posturas abertas ou fechadas. As primeiras são aquelas posturas onde não há barreiras como os braços ou as pernas entre um interlocutor e outros. Pelo outro lado, estão as posturas fechadas onde, por exemplo, se usam os braços cruzados para isolar ou proteger o corpo (de forma inconsciente na maioria dos casos).

Além do mais, é importante que a gente considere as posições ideais para falar de acordo ao caso, por exemplo:

*Em situações competitivas: frente a frente
*Para ajudar ou cooperar: Ao lado
*Para conversar: Em ângulo reto

Postura da cabeça

*Movimentos de lado a lado: negação.
*Movimentos para cima e para baixo: consentimento.
*Para cima: neutral ou examinador.
*Inclinada lateralmente: interesse
*Inclinada para baixo: desaprovação, atitude negativa.

Postura dos braços

*Cruzado standard: postura defensiva, também pode significar insegurança.
*Cruzados mantendo os punhos fechados: sinal de defesa e hostilidade.
*Cruzar os braços segurando os braços: sinal de restrição.

Postura das pernas

*Cruzado standard: atitude defensiva.
*Cruzado em 4 (“tipo índio americano”): concorrência, discussão.
*Cruzado estando em pé: desconforto, tensão.
*Cruzar os calcanhares: dissimular uma atitude negativa.

Considerações importantes a considerar com a linguagem corporal:

*Se você se inclina demais na direção da outra pessoa, você vai terminar invadindo seu espaço pessoal. Isto não deve ser feito quando ainda não existe muita confiança, pois você pode parecer agressivo demais.
*Os braços cruzados são um sinal. Manter os braços cruzados é um sinal de afastamento e significa que a pessoa não quer se aproximar, que não sente confiança ou que não está muito bem.
*Uma postura recolhida significa tédio.
*Manter uma posição relaxada com braços e pernas ligeiramente abertas demonstra autoconfiança e segurança.
*Se aproximar demais ou um corpo rígido pode demonstrar agressividade.
*Se mostrar com uma postura erguida é a melhor coisa a fazer quando você quer demonstrar segurança, valor e importância no que você está fazendo.
*Mãos na cintura: desafio, agressividade.
*Polegares na cintura ou bolsos: virilidade.
*Indicar com o dedo: desafio.

imagem

5 Dicas de Linguagem Corporal

1)Quando a pessoa mente seus gestos mudam: aumentam as piscadas, a mão tende a tocar o rosto (boca, nariz, orelha, olhos, cabelos), a voz simula uma tosse e fica embargada.

2)Quando existe interesse da mulher pelo homem ela libera a orelha (deixa visível), principalmente as mulheres com cabelos longos, na direção do pretendente.

3)Gestos sedutores produzidos pelas mulheres: rodear a borda da taça de vinho, quebra de pulso segurando cigarro (estou disponível), tocar-se de uma maneira geral (como quem quer dizer: “preciso de carinho”).

4)Em pé procure comunicar-se a 45º, evite ficar totalmente de frente com a outra pessoa. Em entrevista ou vendas, evite sentar-se de frente com a pessoa, procure também ficar de canto a 90º.

5)Em um casal andando na rua de mãos dadas, quem estiver com a palma da mão para trás é o dominante da relação.

Fonte: GameVicio

 

Compartilhe
  • Kelvintsd

    Muito legal cara!

    • Thiago

      Anderson Silva? Vc é o aranha?

      • Ele veio aqui estudar linguagem corporal pras lutas XD

  • Andersonsilva

    “O mapa não é o território”.rsrs
    Poderia encaixar aí a PNL né.
    Âncoras,crenças,mapa visual,auditivo,eidético.
    A Programaçãoneurolinguistica codificou esses sistemas e através deles nos permite atingir nossos objetivos comunicativos.Rapport por exemplo é uma forma de se comunicar que aumenta a chance do objetivo ser alcançado através do espelhamento.Mais ou menos como aquele negócio que quando uma pessoa boceja a outra também boceja,isso é rapport.

    • Ray William Johnson SQN

      Mas 90° e 45° são fáceis de saber. 90° é exatamente ficar perpendicular, ou seja, se a pessoa com quem vc está falando estiver virada para o oeste ou leste você deveria se virar para o norte ou sul, por exemplo. Enquanto 45 ° é metade disso, assim, se a outra pessoa estiver virada para o sul, você deve ficar virado para o noroeste ou para o nordeste.
      Ps: não, você não vai precisar de uma bússola, é só um exemplo pra demonstrar o quão fácil é saber a quantia de cada ângulo citado

  • HELENA BARBOSA MARTINS

    achei muito interessante e passei a por em prática todas as observações feitas e elas estão corretas…

  • Raquel Santana

    Eu assisto Lie To Me!! Amo muito a série!!! E adorei as dicas. Sempre quando assistia à série imaginava: Nossa! Como seria bom saber quando as pessoas mentem, ou quando são falsas comigo. Assim eu me sentiria como o dr. Cal, e também saberia lidar melhor com as pessoas. Parabéns! As dicas são ótimas…e poste mais sobre o assunto. Bjs

  • Albert Schultz

    Existem livros que trazem desenhos q mostram cada situação referente a linguagem corporal. Por ex,. a pessoa q cruza os braços significa q ela está cobrindo, a área da região peitoral ou toráxica, q é a área das emoções; se tu falares prá uma pessoa nessa situação, ela automaticamente descruzará os braços, não significa q ela tenha abandonado as suas emoções internas; o q ela faz é descruzar os braços e responder de forma subreptícia cruzando as pernas e recolhendo estas para baixo de uma cadeira, lógico se ela estiver sentada em uma.

    Att. Tijolinho, aquele q traz DEUS no coração, uma ESPADA na mente e uma BOMBA na mão