Essas 5 invenções incríveis podem ser realidade em breve

Com o tempo, ficamos tão acostumados com os objetos ao nosso redor que não reparamos no quão difícil foi conceber tudo aquilo. Pense em seu smartphone, por exemplo. Já imaginou a sua vida sem ele? É mais um menos isso que pode acontecer com as invenções incríveis a seguir. Esses são itens que vão surpreender você e podem mudar o mundo como o conhecemos.

1. Ubiquitous Energy

Invenções incríveis

Ao falarmos de energia solar, todo mundo imagina aqueles gigantescos painéis que ficam sobre as casas. Porém, essa não é a única forma de aproveitar a energia proveniente do Sol. Além de caros, esses painéis solares possuem uma eficiência energética que acaba não compensando o investimento.

Porém, a empresa Ubiquitous Energy acaba de trazer uma solução realmente inovadora para a categoria de invenções incríveis. Trata-se de um adesivo que possui células fotovoltaicas capazes de transformar a energia solar em eletricidade. Embora possua uma eficiência de apenas 1% (bem abaixo dos 20% dos painéis solares), o custo de produção desse material acaba tornando-o uma solução muito mais viável e plausível.

2. CO2ube

Invenções incríveis

O excesso de dióxido de carbono na atmosfera tem provocado diversos problemas ecológicos. Além disso, ele é apontado como um dos principais causadores do efeito estufa, o processo que causa o aumento na temperatura do planeta. Apesar de sabermos disso, mais de 1 bilhão de veículos movidos a combustíveis fósseis emitem grandes quantidades de dióxido de carbono todos os dias.

Ao buscar uma solução barata e eficiente para isso, os jovens Param Jaggi e Johnny Cohen, escolhidos pela Forbes como uma das 30 pessoas com menos de 30 anos mais importantes do mundo, criaram o CO2ube . O tubo especial, que tem um custo de cerca de US$ 30, é posicionado na saída do escapamento de veículos, permite transformar os resíduos da combustão, entre eles o dióxido de carbono, em substâncias que não fazem mal à natureza.

Dentro do tubo, a fumaça passa por filtros especiais contendo algas desenvolvidas em laboratório e um processo químico bastante básico, resultando em água, carbonato de sódio (sal translúcido e não prejudicial ao meio ambiente), oxigênio e açúcares. Por se tratar de um processo natural de filtragem, o CO2ube possui um prazo de validade que vai de oito a dez semanas.

3. Starpath

Se a alternativa aos painéis solares já impressionou você, prepare-se para conhecer o SolarPath. Essa é uma solução sustentável para a captação de energia solar que pode ser aplicada em qualquer tipo de pavimento. Sua superfície capta os raios solares e os converte em energia, o que é utilizado para iluminação durante o período da noite.

Além do efeito espetacular, o StarPath substitui parte da iluminação pública. Dessa forma, diminui-se os custos e o uso da energia padrão, que vem de hidroelétricas e estações nucleares.

4. E-Nable

Próteses são fundamentais para ajudar deficientes físicos a terem uma vida independente e recuperarem a autoestima. Contudo, elas chegam a custar milhares de dólares para serem produzidas, o que inviabiliza seu uso por pessoas de baixa renda.

Com as impressoras 3D, entretanto, a tarefa de criar e imprimir uma prótese tem ficado cada vez mais simples. Para estimular isso e ajudar milhares de crianças deficientes em todo o mundo, foi criada a E-Nable , ou Enabling the Future.

Essa é uma plataforma colaborativa que incentiva a troca de modelos detalhados tridimensionais e fomenta o debate sobre impressão de próteses. Do projeto participam engenheiros, fisioterapeutas, médicos e entusiastas da impressão 3D, que não raro oferecem seu conhecimento e recursos para imprimir próteses para crianças desconhecidas, em uma atitude realmente nobre.

5. Biomatrix Floating Islands

Invenções incríveis

Não é preciso se esforçar muito para notar os estragos de um ecossistema insustentável. As cidades poluem os rios mais do que o ser humano é capaz de despoluir. Para tentar contra-atacar esse cenário, a Biomatriz Water criou uma solução no mínimo curiosa.

Trata-se da Biomatrix Floating Islands, uma série de ilhas artificiais ecológicas modulas que são capazes de acelerar a recuperação natural de um rio. Isso é feito ao estimular a presença de microorganismos “do bem”, que utilizam os poluentes como alimento e permitir que raízes de plantas fiquem em contato direto com a água, servindo de abrigo para peixes e outras formas de vida.

Por meio disso, a biodiversidade do rio se mantém ainda mais vida. A poluição é decomposta pela própria natureza, sem qualquer produto químico seja utilizado. Essa é uma bela forma de revitalizar os rios e tornar as grandes cidades lugares mais bonitos.

Compartilhe