Conheça a farsa do Titanic e porque esse acidente é contestado

Praticamente todo mundo conhece ou já ouviu falar na história do Titanic. Trata-se daquele navio gigantesco que afundou depois de ter batido em um geleira. Essa história ficou extremamente conhecida por conta do filme estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Porém, parece que novos estudos sugerem que tudo não passou de uma farsa do Titanic.

A farsa do Titanic?

Farsa do Titanic e o barca que afundou

De acordo com Senen Molony, um irlandês que escreveu bastante sobre a história desse navio nos últimos anos, sugere outro fator para o fim trágico. Segundo ele, o responsável pelo naufrágio do Titanic seria o fogo e não o gelo.

Essa nova evidência foi compilada e publicada em um documentário exibido no começo de 2016. Intitulado ”Titanic: The New Evidene” (“Titanic: A Nova Evidência”, em tradução livre) conta o que o escritor irlandês descobriu sofre o naufrágio mais famoso do mundo.

“A investigação oficial sobre o acidente com o Titanic afirma que tudo não passou de um ato de Deus. Mas essa não é uma simples história de um navio colidindo com o gelo e afundando. Essa é a uma tempestade perfeita de fatores extraordinários que se somam: o fogo, o gelo e negligência crimina“, afirma Molony.

Culpa do fogo?

Farsa do Titanic e o barca que afundou

O escritor argumenta que o navio já estaria danificado antes mesmo de partir para o seu destino final. Um incêndio no local onde o carvão era queimado teria causado danos estruturais no Titanic. Os estragos teriam sido o suficiente para prejudicar até mesmo o casco do navio.

A teoria sugere que foi nessa região que o iceberg atingiu, o que aumentou consideravelmente o dano causado pelo impacto. O incêndio na região das fornalhas não teria sido informado para não atrasar a tão aguardada partida do Titanic.

E agora?

Farsa do Titanic e o barca que afundou

Infelizmente não há muito o que fazer. Mesmo que essa descoberta se prove verdadeira, o acidente ainda continua um mistério para muitas pessoas. De acordo com alguns historiadores, um incêndio realmente chegou a acontecer dentro do Titanic.

Porém, alguns argumentam que isso aconteceu depois que o navio atingiu o iceberg. O que é bem provável, já que depois do impacto todas as fornalhas foram simplesmente abandonadas. A água, entretanto, teria sido mais do que o suficiente para abafar todas as chamas.

No final das contas, não faz muita diferença. É praticamente impossível comprovar o que realmente aconteceu. E, mesmo que tivesse sido provado, o que poderíamos fazer? Processar aqueles que também morreram?

Resta-nos apenas esperar para ver se alguém, algum dia, vai realmente desvendar os mistérios acerca desse acidente colossal. Alguém aí arrisca um palpite? Teria sido mesmo a culpa de um iceberg somente? Ou o fogo também teria contribuído para o naufrágio e farsa do Titanic?

Leave a comment: