Os desenhos mais polêmicos dos anos 90

Os desenhos mais polêmicos dos anos 90

Assistir um bom desenho é uma ótima forma de aliviar o estresse. E sim, não são apenas crianças que gostam de conferir esse tipo de programação. Os adultos também gastam um bom tempo em frente à televisão para consumir esse conteúdo. Aqueles que geralmente fazem isso são os mesmos que assistiam à TV dos anos 90. Mas muitos nem imaginam os desenhos mais polêmicos que passavam nessa época.

Para matar a saudades daqueles que fazem isso, vamos reviver algumas clássicas franquias neste artigo. São os desenhos mais polêmicos que passavam na TV dos anos 90. Naquele período, a inocência não permitia que enxergássemos metade do que era mostrado de fato. A pureza no coração das crianças servia de um filtro para os desenhos mais polêmicos

Os desenhos mais polêmicos dos anos 90

Por isso, é bom preparar um lenço antes de conferir essa lista. É lógico que ninguém vai sentir o seu coração ser quebrado, mas com certeza passaremos a enxergar essas produções com olhos diferentes. Preparados para conhecer os desenhos mais polêmicos dos anos 90?

1. Os Simpsons

Os Simpsons, um dos desenhos mais polêmicos dos anos 90

Não há como não começar essa lista com o clássico “Os Simpsons”. Muito embora o desenho tenha nascido oficialmente em 1989, foi na década seguinte que ele conquistou países pelo mundo todo. Aqui no Brasil a animação tem um público fiel, que é bastante engajada e acompanha de forma bem próxima todos os episódios e temporadas lançadas. Porém, não são todos que enxergam os fatores que tornaram esse um dos desenhos mais polêmicos.

Brincadeiras com temas delicados, como religião, política e sexualidade, são frequentemente tratados nos episódios de “Os Simpsons”. Até mesmo o Brasil foi alvo das críticas dos roteiristas da animação. Em um episódio que se passa no Rio de Janeiro, o povo brasileiro é retratado de forma bastante pejorativa, o que acontece com muitas outras nações representadas pelo desenho.

Muitos outros episódios de “Os Simpsons” ganharam repercussão por causa da polêmica. Houve até mesmo episódios que foram censurados em determinados países. A despeito disso, a animação ainda tem muitos fãs e conquista cada vez mais admiradores (e críticos) a cada ano que passa.

2. Tom e Jerry

Tom e Jerry, um dos desenhos mais polêmicos dos anos 90

Quem diria que “Tom e Jerry” seria considerado um dos desenhos mais polêmicos. Porém, vale ressaltar que essa animação é muito mais antiga do que imaginamos. Porém, mais uma vez, foi durante os anos 90 que muitas crianças começaram a ter contato com essa produção que foi trazida para o Brasil. Para muitos críticos, o desenho não é nem um pouco politicamente correto.

Além da violência explicita entre os dois personagens principais, há aqueles que acusam o desenho de promover o tabagismo, racismo e até mesmo o terrorismo. Isso em episódios específicos, é claro. Porém, a pancadaria rola solta em praticamente todos os episódios. Isso já foi o suficiente para fazer o desenho ser considerado um dos mais polêmicos a ser exibido por aqui nos anos 90.

3. Caverna do Dragão

Caverna do Dragão, um dos desenhos mais polêmicos dos anos 90

Querido por muitos, odiado por outros. Essa é uma boa definição para “Caverna do Dragão”. O desenho conta a história de um grupo de crianças e adolescentes que se encontram perdidos em um mundo caído e dominado por um vilão demoníaco. Só isso já bastaria para considerar esse um dos desenhos mais polêmicos dos anos 90. Porém, essas mesmas crianças ganham armas para combater as forças do mal com o objetivo de sair dessa prisão em que estão presos.

A componente controverso de “A Caverna do Dragão” reside mais uma vez na violência que é preconizada por vários episódios. Porém, as coisas não param por aí. O suposto último episódio da série é o que chama mais atenção. De acordo com um vazamento de roteiro, a história se encerraria dizendo que, na verdade, todas as crianças já estavam mortas e apenas sendo enganadas pelo diabo. Esse é sem dúvida um fim bem polêmico.

4. Dragon Ball Z

Dragon Ball Z, um dos desenhos mais polêmicos dos anos 90

“Dragon Ball Z” foi o desenho que introduziu muitas pessoas ao conceito de anime. A animação japonesa mostra a história de Goku, um personagem que veio de outro planeta, mas que se identifica com os terráqueos e protege a Terra de todos os tipos de inimigos. É lógico que o desenho é muito mais complexo do que isso. A quantidade de personagens e a evolução de cada um é uma prova disso. Porém, isso não conseguiu fazer com que “Dragon Ball Z” não fosse considerado um dos desenhos mais polêmicos.

O que acabou gerando bastante controvérsia é o fato de o desenho brincar de forma bastante aberta com questões delicadas, como a morte. O anime retrata que as pessoas, ao morrerem, passam por um julgamento do qual podem sair livres de condenação mesmo que tenham sido injustos em suas vidas. Muitos outros aspectos acabaram gerando polêmica, mas esse tratamento sobre o tema morte com certeza é o mais controverso de todos.

5. South Park

South Park, um dos desenhos mais polêmicos dos anos 90

South Park é um desenho essencialmente polêmico. Do começo ao fim, a série se apresenta como uma produção que crítica tudo e a todos, sem demonstrar remorso ou preocupação com a repercussão. Os criadores de um dos desenhos mais polêmicos de todos não se preocupam nem um pouco de trabalhar com temas bastante delicados. Assuntos como religião, política, sexualidade, morte, violência, incesto, homossexualismo, racismo e preconceito são recorrentes em South Park.

É por isso que o desenho foi banido e censurado em vários lugares. Totalmente despreocupado em ser politicamente correto, South Park com certeza merece o título de desenho mais polêmico de todos.

Leave a comment: