9 maneiras de como influenciamos nosso cérebro

O cérebro certamente é o órgão mais misterioso e impressionante do nosso corpo. Cientistas que estão em constante estudo, aprendem algo novo a cada dia. O que significa que há muito ainda sobre nosso cérebro que não sabemos. Já falamos muito desse assunto aqui, aqui e aqui.

Os nossos amigos do Bright Side trouxeram algumas descobertas recentes que prometem te surpreender.

9 – A falta de sono piora a memória

cérebro e sono

Cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley descobriram que a falta de sono pode piorar a memória e causar a doença de Alzheimer.  Durante uma noite completa de sono, as células cerebrais removem compostos tóxicos perigosos ao nosso cérebro. Por isso é importante termos sempre uma boa noite de sono.

8 – O estresse prolongado acaba com nosso cérebro

cérebro e estresse

Diminuição da memória, lentidão no aprendizado e piora no autocontrole, são algumas das consequências de estresse crônico. Além disso, contribui para a irritação, ansiedade, tensão e até distração.

7 – Amor e ódio andam lado a lado

cérebro e amor

Cientistas britânicos descobriram que amor e ódio estão praticamente na mesma área de nosso cérebro. Porém, diferentemente do ódio, o amor reduz a atividade das áreas responsáveis pelo julgamento e o pensamento lógico.

6 – O cérebro é sensível com a desidratação

cérebro e água

80% do nosso cérebro é água. Assim, mesmo perdendo o mínimo possível já contribui para a falta de concentração e vigilância além de piorar a memória de curto prazo e outras habilidades cognitivas.

5 – A gravidez muda a estrutura do cérebro

cérebro e maternidade

Cientistas provaram que a gravidez reduz a quantidade de massa cinzenta nas áreas do cérebro responsáveis pela cognição social e capacidade de entender outras pessoas. Isso acontece para fortalecer a relação mãe-bebe, para ajudar a mãe a entender as necessidades do filho e perceber o que acontece a sua volta, protegendo seu bebê.

4 – Muito açúcar piora a memória e reduz a capacidade de aprender

cérebro e açucar

Muita frutose em nossa dieta desacelera nosso cérebro e reduz nossa capacidade de aprendizado, lembrar coisas e atrapalha na concentração. Isso acontece porque o açúcar destrói conexões neurais importantes para nós.

LEIA TAMBÉM  25 fotos bem bacana do mundo dos esportes

Cientistas ainda afirmam que o açúcar industrializado é ainda mais prejudicial (principalmente se adicionado a refrigerantes, temperos, molhos e alimentos para bebês) . No entanto, produtos que contêm ácidos graxos ômega-3 (peixe gordo, nozes e óleo de peixe) eliminam as consequências desse mal.

3 – Paixão e maternidade têm sentimentos similares

cérebro e amor

Acontece que, de acordo com a atividade do cérebro, a paixão e os sentimentos maternos são muito parecidos. Claro que também há diferenças. Por exemplo, a paixão ativa areas do cerebro relacionadas à excitação sexual. Além disso, o sentimento de ansiedade e o medo diminuem. A euforia aumenta. O amor materno ativa as áreas responsáveis pelo carinho.

2 – Pintar aumenta a atividade cerebral

cérebro e pintura

Um estudo mostrou que a pintura e a apreciação de obras de arte melhoram a interação das áreas do cérebro e retardam o envelhecimento. Cientistas estudaram a influência da arte em pessoas de 62 a 70 anos. Uma metade estudou história da arte. A outra metade estudou pintura. Os resultados foram favoráveis aos que tiveram aulas de pintura.

1 – Ler treina perfeitamente nosso cérebro

cérebro e livros

Cientistas da Universidade de Oxford provaram que o processo de leitora treina as habilidades cognitivas do cérebro além de ativar áreas que não são usadas a todo o momento. Ao ler, o sangue entra nas áreas do cérebro responsável pela concentração e cognição. Esse efeito não acontece quando assistimos TV ou jogamos vídeo game ou algo no computador.

Compartilhe