Comic Con – conheça o maior evento da cultura pop

A comic-con, também conhecida como San Diego Comic-Con, é um evento de quatro dias, que geralmente acontece de quinta a domingo no mês de Julho, de entretenimento, quadrinhos e mais elementos da cultura pop mundial, que acontece anualmente no San Diego Convention Center em San Diego na Califórnia.

Image result for san diego comic con

Image result for san diego comic con

Começou com o nome de Golden State Comic Book Convention em 1970 e foi fundada por um grupo de amantes dos quadrinhos: Shel Dorf, Ken Krueger e Richard Alf. Mais tarde o nome mudou para San Diego Comic Book Convention.

Image result for san diego comic con 1970Image result for san diego comic con 1970

A ideia de fazer o primeiro evento era preparar o público para o evento maior que os amigos tinham e planejavam organizar. O primeiro encontro reuniu 100 pessoas em Março. Em Agosto, já eram 300 participantes. A convenção que, inicialmente era no US Grant Hotel, precisou mudar de lugar algumas vezes para conseguir atender a quantidade de participantes até chegar ao San Diego Convention Center.

Image result for san diego comic con 1970

Segundo o San Diego Convention and Visitor’s Bureau, a Comic-Con tem um impacto econômico enorme, trazendo mais de 180 milhões de dólares para a região.

Na quarta feira anterior à abertura oficial do evento, profissionais, expositores e convidados selecionados são apresentados a uma prévia do evento. Este dia é chamado de Preview Night e só é aberto por 3 horas.

Além da San Diego Comic-Con, outras duas convenções são produzidas pela Comic-Con International: a WonderCon, em Anaheim, Califórnia e a Alternative Press Expo, em São Francisco.

Image result for san diego comic con

Desde 1974, a Comic-Con é a casa do Premio Will Eisner além do Premio Inkpot para convidados e interessados na indústria de artes populares e os membros diretores do comitê da Convenção.

A convenção começou apresentando quadrinhos e filmes relacionados com ficção cientificam, televisão e artes populares. Depois, incluiu outros gêneros elementos da cultura pop como terror, animação, anime, mangá, brinquedos, jogos de colecionadores, vídeo games, webcomics e novelas.

A Revista Forbes disse que a San Diego Comic-Con é o maior evento do tipo do mundo. A Publishers Weekly escreveu que a “Comic-Con é o maior show da América do Norte”. É também o maior evento da cidade de San Diego.

comic_con_rotator-1020x574

Em 2010, mais de 130 mil participantes estiveram presentes no Centro de Convenções de San Diego. Assim, o Guinness World Records incluiu o evento como o maior festival anual de quadrinhos e cultura pop do mundo.

O preço dos ingressos é de 60 dólares nos primeiros dias e 40 dólares no ultimo para adultos. Adolescentes de 13 a 17 anos pagam meia entrada  e não há bilheteria nos dias do evento. Para chegar até o Comic-Con, o evento disponibiliza ônibus grátis que saem de mais de 60 locais diferentes a cada meia hora durante o dia todo.

Image result for san diego comic con

Além dos painéis, seminários e workshops com profissionais de quadrinhos, há uma prévia de filmes que estão por vir e uma sessão com as principais empresas de vídeo games e quadrinhos. Durante as noites, são as premiações, o concurso de fantasias e mascaras e o Festival Internacional de Cinema Independente que exibe curtas e longas metragens que não têm contato ou orçamento de distribuidores.

Comic-Con-Guide

Os principais eventos incluem um programa de cinema eclético, salas de exibição dedicadas à animação japonesa, jogos, entre outros além do programa do especialista em animação Jerry Beck: “os piores desenhos animados da TV”. Sem contar as mais de 350 horas de programação com quadrinhos e cultura pop.

Assim como outros eventos de quadrinhos, o Comic-Con tem um grande espaço para expositores que são empresas de mídia (estúdios de TV e redes de TV), comerciantes de quadrinhos e itens de colecionador. Há também uma área de autógrafos e o “Artist Alley”, onde artistas podem assinar e vender suas próprias obras ou ainda fazer esboços gratuitos.

Mais de 80 programas de televisão foram promovidos e representados nos últimos anos, numero maior que os filmes (35). Alguns programas de TV são Arrowverse showsBeing Human, BonesBurn NoticeCastleChuckGrimmMythBustersNikitaOnce Upon a TimePsychRick and MortySupernaturalThe SimpsonsThe Big Bang TheoryThe OriginalsThe Vampire DiariesFringeLost GirlSanctuaryTorchwoodDoctor Who, and Warehouse 13.

Image result for san diego comic con

Outras celebridades da mídia americana fazem aparições semanais na convenção, outros levam seus estúdios para lá. Um deles é Conan O’Brien com seu programa de entretenimento e entrevistas. Em um episódio do programa de pegadinhas PUNK’D, a atriz Hillary Swank, conhecida por Meninos não Choram e Menina de Ouro e ganhadora de 2 Oscars, vai até o Comic-Con para dar autógrafos e tirar fotos com os participantes. Um rapaz a deixa controlar um robô que, “acidentalmente” derruba uma criança gerando gritaria e insultos. Passados minutos e muita saia justa, a produção do programa revela a brincadeira. O seriado The Big Bang Theory faz inúmeras referencias à convenção em diversos episódios.

Image result for san diego comic con hilary swank

Recentemente, a convenção tem atraído colecionadores e fabricantes de brinquedos como a LegoHasbroMattel, entre outras, ampliando ainda mais sua gama de participantes e diversificando o interesse do público.

Numa negociação recente, estabeleceu-se que o evento ficará em San Diego até 2021, sua casa desde 1970 e se tornou parada obrigatória para autores, diretores, escritores e celebridades.

Image result for san diego comic con

Compartilhe