5 animais extintos que a ciência está tentando reviver

Animais extintos

Todos os anos ouvimos falar de animais que estão em risco de entrar em extinção. Alguns perderam o habitat natural, enquanto outros simplesmente foram vítimas da ação predatória do homem. Independentemente de qual seja a razão, animais extintos somam uma grande quantidade na lista de criaturas que o biólogo Stewart Brand que trazer de volta a vida.

Por meio da fundação The Long Now, Brand quer reviver alguns animais extintos e fazê-los convive com as criaturas de hoje. O plano é bastante ousado, mas tem um objetivo claro: preservar a fauna do nosso planeta e permitir que mais espécies possam coabitar com o ser humano.

Será que o biólogo algum dia vai conseguir reviver os animais extintos a seguir? Somente o tempo dirá!

1. Tigre da tasmânia

Animais extintos

O tigre da tasmânia era uma criatura nativa da Austrália que desapareceu por volta de 1930 por conta de caçadores. As criaturas foram cogitadas para a ressurreição biológica porque ainda podem ser encontradas intactas, de forma que é possível recolher o DNA necessário para o desenvolvimento das espécies. Os tigres fora os maiores marsupiais carnívoros dos tempos modernos.

2. Golfinho branco

Animais extintos

O golfinho branco entrou em extinção recentemente, por volta de 2006, graças a interferência direta do homem no rio Yang-Tsé na China. Esforços para recuperar o DNA da espécie estão acontecendo em alguns laboratórios, apesar de que pode haver dificuldade em encontrar um habitat para a criatura, pois o rio em que ele era encontrado está extremamente poluído.

3. Mamute lanoso

Animais extintos

O mamute-lanoso foi a última espécie de mamute que viveu nas regiões do norte do planeta. Em 2011, pesquisadores japoneses começaram a tentar reviver a espécie e declararam que deveriam conseguir realizar o feito dentro de cinco anos. Já chegamos em 2017, e os animais não foram trazidos de volta, mas foram considerados bons candidatos para o experimento por terem morrido recentemente e possuírem espécies intactas encontradas no Ártico.

LEIA TAMBÉM  Os 10 piores furacões da história

4. Rinoceronte lanudo

Animais extintos

Os mamutes não eram os únicos gigantes coberto de pelos que andavam sobre o nosso planeta. Espécies de rinocerontes cobertos de lã também foram retratadas em artes pré-históricas encontradas em cavernas. Pelos mesmos motivos que seria possível clonar um antigo mamute, seria possível reviver os rinocerontes históricos.

5. Tigre dentes de sabre

Animais extintos

Os tigres dentes de sabre são fortes candidatos nas listas de revivalismo de espécies. Como morreram há somente 11 mil anos e seus corpos podem ser encontrados preservados em habitats congelados, o que tornaria o processo de extração de DNA e reconstrução da criatura um pouco mais fácil.

Compartilhe