As fobias mais estranhas que existem

Você tem medo de alguma coisa? Mas medo de verdade? Aquele que é o suficiente para fazê-lo pular de histeria e sair correndo exatamente como um louco? Se sim, é muito provável que você seja portador de uma fobia, um medo incontrolável de alguma coisa (ou até mesmo alguém), seja isso perceptível para as outras pessoas ou não.

Podemos dizer que a fobia é um tipo de perturbação da ansiedade. Um dos medos mais comuns que encontramos por aí é o de aranhas, caracterizado pela aracnofobia. Aqueles que assistiram ao filme de mesmo nome provavelmente sabe do que eu estou falando.

A fobia é caracterizada por um medo ou repulsa persistente de um objeto ou situação. Elas geralmente causam súbitos episódios de histeria que pode parecer exagerada para muitas pessoas. A pessoa que sofre com algum tipo de fobia tenta se esforçar ao máximo para evitar aquele objeto ou situação, empregando meio que até mesmo podem parecer exagerados para alguns.

Fobias mais estranhas

Para matar a curiosidade daqueles que vieram em busca das fobias mais estranhas que existem, preparamos uma lista gigantesca com as que achamos mais bizarras. Além de curiosas, esses medos paralisantes também são bem raros. Portanto, não espere encontrar todos os dias pessoas com essas fobias pra lá de estranhas.

Abissofobia

Algumas pessoas têm medo de altura. Outros, porém, tem medo de abismos e precipícios. Esses com certeza não pode trabalhar em grandes prédios ou na construção civil;

Ablepsifobia

Você já imaginou como seria ficar cego? Não? E essa sensação de deixa ansioso ou com medo? Então é muito provável que você seja portador dessa fobia, o medo incontrolável de ficar cego;

Ablutofobia

Essa é para os porquinhos de plantão. Sim, acredite, existe uma fobia que descreve as pessoas que tem medo de tomar banho. Mais parece uma desculpa para quem não quer se lavar;

Aeronausifobia

Quando você viaja de avião, costuma passar mal? Algumas pessoas, assim como eu, geralmente sentem um mal-estar durante longos períodos de voo. Alguns, entretanto, sentem isso até mesmo em trechos curtos. Porém, outros não apenas sentem isso, mas como têm pavor de experimentar essa sensação. Esses são os portadores de aeronausifobia.

Afobia

Depois de conhecer algumas dessas fobias, você tem receio de apresentar o sintoma de alguma delas? Acredite: há pessoas que ficam amedrontadas só de pensar em não possuir uma fobia. Essas são as portadoras da afobia, o medo da falta de fobias.

Ailurofobia (ou galeofobia ou gatofobia)

Gatos são animais geralmente dóceis e bastante amáveis com os donos que os tratam bem. Sou o dono de três bichanos e posso dizer que são criaturas realmente apaixonantes. Contudo, acredite você ou não, há pessoas que morrem de medo de gatos. Aqueles que são diagnosticados com ailurofobia (ou galeofobia ou gatofobia) não suportam ver um bichano por perto.

Balistofobia

Com tantos acontecimentos envolvendo mísseis nucleares, é normal temer a possibilidade de uma nova guerra entre nações do globo. Mas e se esse medo for extremo? Isso é o que acontece com quem tem Balistofobia, o medo sem controle de mísseis.

Botanofobia

É normal encontrarmos pessoas que não gostam de plantas. Afinal, elas podem fazer certa sujeira e até atrapalhar a decoração de um ambiente. Mas e no caso da botanofobia? Esse é o caso de pessoas que possuem um medo extremo de qualquer tipo de planta, não suportando vê-las ou estar perto de um. Que bizarro, não?

LEIA TAMBÉM  Ciência confirma: pessoas inteligentes vão dormir tarde, são bagunceiras e falam palavrão

Biofobia

A vida é uma caixinha de surpresas, não é mesmo? Esse é um problema grave para os portadores da biofobia, aqueles que possuem um medo extremo da própria vida. Para eles, a existência é algo que causa angústia e preocupação. Será que para eles a morte seria um fim para esse sentimento de medo?

Catoptrofobia

Além de narcisistas, aqueles que adoram ficar se admirando no espelho, há aqueles que não suportam ver esse objeto reflexivo por perto. Esses são os portadores da catoptrofobia, ou o medo exagerado e sem controle de espelhos. Como será que essas pessoas se arrumam para sair todos os dias?

Catsaridafobia ou katsaridafobia

As baratas são insetos asquerosos. É muito normal encontrar aqueles que não suportam ver uma nem de longe.  É por isso que não é surpresa nenhuma saber que há uma fobia específica para quem morre de medo de barata, a catsaridafobia ou katsaridafobia. Será que você é um dos portadores dessa fobia?

Corofobia

Eu provavelmente sou um portador da corofobia. Afinal, poucas coisas me assustam mais do que dançar. Não assustar no sentido de espanto, mas de causar um medo sem explicação. Felizmente eu não apresento quadros de histeria ou algo do tipo, mas prefiro passar longe de um grupo que está dançando para não correr o risco de ser convidado para participar.

Coulrofobia

Aqui está outra fobia que muitos provavelmente também devem ter desenvolvido na infância. Afinal, quando somos jovens, um dos objetos mais assustadores são os palhaços, que ironicamente foram criados para nos entreter. As vítimas de coulrofobia não suportam ver e detestam palhaços. Bom, eu também não gosto deles, mas acho que não o suficiente para desenvolver uma fobia.

Demonofobia

Agora se o medo de palhaços parece ser extremo para você, imagina só o que não significa ter medo de demônios. Sim, a demonofobia é a condição de pessoas que morrem de medo de seres das trevas, o que provavelmente pode ser muito reforçado por filmes ou algo desse tipo. E aí, você gosta de ver demônios por aí?

Eleuterofobia

Muito povos e nações procuram a liberdade acima de qualquer coisa. Outro, entretanto, fogem dela como o diabo foge da cruz. Esses são os portadores da eleuterofobia, o medo extremo da liberdade? Esse tipo de condição se manifesta em pessoas que gostam de estar sempre sob o controle de alguém ou alguma entidade governamental. É ou não é estranho?

Falacrofobia

Eu me orgulho do meu cabelo e não gostaria de ficar careca. Porém, com certeza não morro de medo de perder as minhas madeixas assim como os falacrofóbicos que possuem um medo extremo de ficar carecas. Será que isso afeta somente a autoestima dessas pessoas? Ou há algum motivo maior por trás desse receio? Bom, provavelmente só descobriremos se encontrarmos alguém com falacrofobia.

LEIA TAMBÉM  No Quênia, empresa produz carvão de cocô (mais barato, eficiente e sustentável) para substituir carvão mineral

Fotofobia

Algumas pessoas adoram ficar no escuro. Alguns argumentam que a penumbra ajuda na concentração e evita distrações constantes. Mas e se eu dissesse que é possível ter um medo extremo da luz e de qualquer fonte de luminosidade? Sim, esses são os portadores da fotofobia, o medo incontrolável da luz. Como será que essas pessoas vivem? Em total e completa escuridão?

Geliofobia

Rir é bom. Há quem diga que é uma das melhores coisas do mundo. Entretanto, acredite você ou não, há aqueles que morrem de medo de rir. Os geliofóbicos não suportam a possibilidade de darem umas boas gargalhadas. Como será a reação a uma piada de uma pessoa dessas? Ela sairia correndo ou simplesmente tamparia os ouvidos?

Hadefobia

O medo de morrer, em certa medida, é uma característica inerente ao ser humano. Mas o que dizer do medo extremo de ir para o inferno? Acredite você ou não na invenção desse submundo dos mortos, há aqueles que simplesmente não conseguem suportar a ideia de visitar o capiroto em sua própria casa. Para essas pessoas, o inferno é pior do que a própria morte.

Iatrofobia

Eu definitivamente não gosto de ir ao médico. Mas isso não significa que eu seja ou portador da iatrofobia, ou o medo extremo de visitar o seu doutor. Algumas pessoas provavelmente preferem não descobrir quais são as mazelas que afligem seu corpo e acabam descuidando da saúde para não precisar ir ao médico. Bizarro, não é mesmo? Se fosse um caso de vida ou morte (ou nem tanto, na verdade), eu com certeza visitaria o médico com um sorriso na cara.

Logofobia

Se você está lendo esse texto até agora, com certeza não sobre da logofobia. Essa fobia descreve as pessoas que não suportam ver, enxergar ou imaginar palavras. Sim, palavras. Isso significa que as vítimas dessa fobia morrem de medo de textos, livros ou até mesmo letreiros com palavras gigantes. Para elas, essas palavras devem ser pior do que baratas.

Mictofobia

Eu já falei aqui sobre o medo da luz. Mas você sabia que há o medo oposto a esse? Sim, algumas pessoas não suportam viver ou presenciar a escuridão. Não se trata apenas do medo de escuro, mas da completa ausência de luz. Quando eu era pequeno (e ainda hoje, confesso), tinha realmente muito medo de lugares que permaneciam na completa penumbra. Afinal, é impossível dizer que tipo de monstros habitam a mais densa escuridão.

Narigofobia

Essa com certeza é uma das fobias mais bizarras da lista. Afinal, como é possível manifestar um medo terrível de narizes? E como suportar a existência do seu próprio órgão “cheirador”? É realmente difícil imaginar como essa fobia se manifesta e como as suas vítimas podem controlar o medo terrível de narizes, mesmo possuindo um em seu próprio rosto. Será que isso está restrito aos narizes mais feios?

Oclofobia

Se você é como eu, provavelmente também gosta de evitar lugares muito movimentados. Afinal, a multidão sempre é um problema para quem quer se manter seguro e longe de bagunças. Porém, as pessoas que levam isso ao extremo são chamadas de oclofóbicas, ou seja, aquelas que possuem um medo extremo de multidão e aglomerações.

LEIA TAMBÉM  Ciência confirma: pessoas inteligentes vão dormir tarde, são bagunceiras e falam palavrão

Pedofobia

É normal algumas pessoas não gostarem de crianças. No final das contas, estamos falando de pequenos seres humanos que podem ser verdadeiras pestes dependendo da forma como elas se comportam. Mas e aqueles que morrem de medo de crianças? Esses são aqueles que sofrem de pedofobia, a extrema aversão a essas pequenas criaturas.

Ripofobia

Você provavelmente já deve ter rido de alguém que falou que não gosta de fazer o “número 2” fora de casa. Mas e se eu dissesse que há aqueles que não suportam a ideia de sequer defecar? Como será que essas pessoas eliminam suas vezes? Será que elas o fazem com medo mesmo?

Rupofobia

Eu não gosto de sujeira. Mas isso não significa que eu tenha aversão a lugares que não estejam limpos. Esse é o caso de quem tem rupofobia, o medo extremo de sujeira. Já imaginou a histeria dessas pessoas se elas estivessem em um lixão ou na casa de alguém realmente porca? É melhor nem imaginar!

Tacofobia ou Tachofobia

Se os limites forem extrapolados, a velocidade pode ser realmente perigosa. Para alguns, qualquer nível pode ser assustador. Os tacofóbicos não suportam a ideia de estarem em alta velocidade em qualquer situação. O melhor mesmo é manter a monotonia e andar de forma bem lenta e constantemente devagar. Estranho, não é mesmo?

Tecnofobia

Eu amo tecnologia e há aqueles que não há suportam. Esses são os portadores da tecnofobia, o medo incontrolável da tecnologia. Você consegue hoje se imaginar com esse medo? Ainda mais usando o smartphone com a frequência que o fazemos hoje em dia? É muito provável que não.

Unatractifobia

E se eu dissesse que há pessoas que não suportam estar perto daqueles que são considerados feios? Mas o quê? A beleza não é uma questão de opinião? Bom, não para essas pessoas que simplesmente não aguentam ficar próximo daqueles que elas consideram feios. Imagina só que situação engraçada um portador dessa fobia enquanto ela anda em uma rua qualquer. Ia ser cômico se não fosse trágico.

Zelofobia

Você é uma pessoa ciumenta? Mas muito ciumenta mesmo? Se sim, é provável que você seja portadora da zelofobia, o medo irracional do ciúme. Essas pessoas não suportam experimentar esse sentimento de desconfiança e fariam de tudo para evitar a infidelidade de seu/sua parceiro (a).

Fobias têm cura?

De acordo com o psiquiatra Antônio Carlos Reiners, não. As pessoas que são portadoras de uma fobia precisam apenas aprender a controlar a situação que a leva a ter medo. Com pequenas doses de exposição aos fatores que despertam a fobia, é possível adquiri certa capacidade de ligar com as sensações de pânico despertadas pela condição.

A fobia ela é uma doença caracterizada como patologia psiquiátrica, e deve ser tratada com terapia e medicação. Portanto, muito embora tenhamos tentado trazer uma lista curiosa e cheio de fobias diferentes, vale a pena atentar par ao fato de que esse é um assunto sério e que pode trazer uma série de problemas para várias pessoas.

E você, conhece mais alguma fobia ou medo irracional bastante curioso? Compartilhe essa informação com a gente? Quem sabe não fazemos uma segunda parte deste artigo!

Compartilhe