25 fatos sobre obesidade que você deveria saber

Obesidade é o resultado do acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. No Brasil, mais de 18 milhões de pessoas podem ser consideradas obesas. Se somarmos as pessoas acima do peso, esse número chega a impressionantes 70 milhões. A obesidade ocorre quando o índice de massa corporal (IMC) de uma pessoa ultrapassa a marca de 30. O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. É o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9.

A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras. São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas.

Então achamos que você deveria saber desses fatos:

25. Obesidade é definida como o acumulo anormal ou excessivo de gordura que pode prejudicar a saúde e levar a morte. Pode também resultar numa menor qualidade de vida.

 

24. A obesidade é causada pelo desequilíbrio de calorias consumidas e calorias gastas. Houve um aumento na quantidade de alimentos ricos em gordura e uma diminuição na atividade física devido a estilos de vida sedentários.

 

23. Mundialmente, 925 milhões de pessoas passam fome. 1,5 bilhões de pessoas são obesas ou acima do peso.

 

22. Assim como a fome, a obesidade também pode levar à desnutrição. Ambos sofrem com a falta de micronutrientes como a vitamina A, ferro e iodo.

 

21. A maioria das pessoas obesas se encontra em países desenvolvidos ou de 1º mundo. Na verdade, 1 em cada 3 americanos são obesos.

LEIA TAMBÉM  O assassinato de James Bulger por dois garotos de 10 anos

 

20. Pessoas que tomam café da manhã ou jantam fora têm mais do que o dobro de chances de se tornarem obesos.

 

19. Uma mulher acima do peso tem menores chances de engravidar. Segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, a obesidade é a razão pelo aumento do número de mulheres inférteis abaixo dos 25 anos de idade.

 

18. De acordo com a Organização pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico, os Estados Unidos é a nação mais obesa do mundo. A taxa de obesidade para americanos de 15 e mais está em 38,2%! O México vem em segundo lugar com uma taxa de obesidade de 32,4%.

 

17. A maioria da obesidade americana está concentrada nos estados do sul, considerados os mais pobres, como Mississippi e Alabama.

 

16. Os Estados Unidos, como um todo, estão acima do peso. Somando, chega-se a quase 2 milhões de quilos.

 

15. Pessoas que perdem apenas 10% do seu peso podem melhorar drasticamente sua vida sexual.

 

14. Lipoaspiração não remove a gordura ao redor dos órgãos. Ela remove apenas uma gordura superficial e, infelizmente, é a gordura visceral que causa mais danos à saúde. Claro que a lipoaspiração te dará forças para começar uma dieta e se exercitar mais.

 

13. Obesidade e o excesso de peso é o quinto risco de morte do mundo. Por ano, quase três milhoes de adultos morrem por isso.

 

12. Muito se pensa que a dieta da mãe influencia 100% a saúde do bebê. Pouco se sabe que a dieta do pai também tem. Pais que comem fora são, geralmente, mal nutridos pela falta de frutas e verduras. Isso afeta o desenvolvimento da criança.

LEIA TAMBÉM  Bruce, Brenda, David. A história da criança que teve seu pênis queimado

 

11. Falta de sono é um dos principais fatores para a obesidade. E sabe por quê? Além de estragar os ciclos naturais e hormônios do seu corpo, quanto mais acordado, mas são as suas chances de comer, especialmente a noite.

 

10. Embora o suco seja visto como uma bebida saudável, nosso corpo precisa de água, bastante água e nada mais. Ao beber apenas água, você corta uma grande quantidade de calorias da sua dieta. Além disso, a maioria dos sucos tem muito açúcar. Se você quer frutas, coma a fruta e, se você não é atleta, o Gatorade só lhe dará peso.

 

9. Metade do que você come deve ser frutas e verduras. A outra metade deve ser dividida entre proteínas e carboidratos.

 

8. O ditado diz: “Coma o café da manhã como um rei, o almoço como um príncipe e o jantar como um mendigo”. Ao começar o dia com calorias, seu metabolismo “acenderá” e você, de fato, usará todas essas calorias. Porém, a maioria das pessoas não toma café da manhã, almoça correndo e detona no jantar. Exatamente o oposto do que seu corpo precisa.

 

7. Um americano comum come, em média, 12 quilos de doces por ano.

 

6. Para queimar ou gastar um Bic Mac com coca e fritas, você precisa caminhar por 7 horas sem parar.

 

5. Apesar de Canadá, Estados Unidos, Australia e Reino Unido terem as maiores taxas de obesidade, se você é europeu, não há motivos para risada. A Europa está alcançando esses números, assim como o mundo todo.

 

4. Um obeso tem 80% mais chances de morrer em um acidente de carro.

LEIA TAMBÉM  No Quênia, empresa produz carvão de cocô (mais barato, eficiente e sustentável) para substituir carvão mineral

 

3. Nos Estados Unidos, pessoas de baixa renda têm taxa de obesidade maior que pessoas com mais condições. Além disso, quem mora na área rural tende a ter mais peso do que quem mora na cidade. Quem mora na cidade tende a ser mais rico e mora em baixos que se pode caminhar. Em países pobres, pessoas ricas tendem a ser mais pesadas.

 

2. A Nova Zelândia é conhecida por negar visto a pessoas obesas. O porquê disso é que o sistema de saúde do país não pode arcar com as despesas associadas à obesidade. O sistema já é taxado pois metade dos adultos de Kiwi estão acima do peso.

 

1. Pesquisadores da Universidade do Texas descobriram que, após 10 anos, as pessoas que bebem refrigerante viram suas cinturas aumentar em 70% a mais do que as que não bebem. Como dissemos, beba apenas água.

Fonte: List25

Compartilhe