Filme maringaense ‘Veludo Vermelho’ terá cinco sessões com entrada gratuita

Curta-metragem gravado em Maringá acompanha o romance entre duas atrizes durante uma peça inspirada em 'Romeu e Julieta' e mistura drama e fantasia.
O filme 'Vermudo Vermelho' foi gravado no Teatro Callil Haddad. Foto: Lírica Aragão
Tempo de leitura: 3 min

Os limites entre a vida pessoal e os papéis interpretados no palco estão no centro de “Veludo Vermelho”, curta-metragem que estreia em Maringá nesta sexta-feira (31). Com cerca de 21 minutos de duração, o filme acompanha a relação amorosa entre duas atrizes de teatro durante a temporada de um espetáculo inspirado em “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare. A produção terá cinco sessões gratuitas na cidade, entre outubro e novembro.

Na história, as duas atrizes interpretam Julieta e enfrentam conflitos que ameaçam separar a vida pessoal da representação artística. À medida que a temporada avança, os sentimentos das personagens e das artistas se misturam, criando tensões nos bastidores do espetáculo.

A produção combina romance, drama e fantasia, com uma estética inspirada no teatro clássico, marcada por maquiagem carregada e elementos visuais elaborados. O roteiro é assinado por Kênia Bergo e Piera Schnaider, enquanto a direção é dividida entre Kênia e Vinícius de Brito.

Ideia surgiu durante projeto teatral

A ideia de “Veludo Vermelho” surgiu há mais de quatro anos, durante o desenvolvimento de “Ilha de Safo”, espetáculo teatral que estreou em junho deste ano. Inicialmente, o roteiro previa a inclusão de trechos da peça, mas a proposta mudou ao longo do processo de pesquisa e criação.

Depois de três anos pesquisando o tema para o espetáculo, Kênia decidiu seguir por outro caminho, incorporando passagens de “Romeu e Julieta” e construindo uma atmosfera mais próxima da fantasia.

“Eu queria trazer para o filme uma experiência um pouco mais clássica. Queria construir uma barreira de fantasia dentro do filme, então essa fantasia vem com muito rococó, muito enfeite, com maquiagem pesada”, explica a roteirista e diretora.

As gravações ocorreram integralmente no Teatro Calil Haddad, em agosto deste ano. O elenco reúne Kênia Bergo, como Elena; Eluanna Ribeiro, como Catarina; Ludmila Castanheira, no papel de Cecília, diretora do espetáculo; e Maria Guadalupe, como Cris, a maquiadora.

O título faz referência às cortinas do teatro e também dialoga com outras obras lésbicas, em sintonia com a temática do filme.

Produção destaca inclusão no audiovisual

“Veludo Vermelho” é uma realização da Enódia Produções Artísticas, produtora que desenvolve projetos teatrais e audiovisuais com foco na representatividade LGBTQIAPN+, tanto nas histórias contadas quanto na composição das equipes.

Segundo Kênia, a proposta dá continuidade a uma pesquisa artística que também envolve o compromisso com a inclusão. A equipe do curta é majoritariamente feminina e LGBTQIAPN+.

A direção é compartilhada com Vinícius de Brito, que já trabalhou com Kênia em outros projetos audiovisuais. Para ele, a experiência dos dois nas artes cênicas contribuiu para a construção das personagens e do ambiente teatral retratado no filme.

O diretor também destaca a importância de ampliar a presença de diferentes vivências no cinema.

“Acredito que, nos dias de hoje, é fundamental contar histórias que nos representem, que deem visibilidade às nossas vivências e possibilidades de nos enxergarmos nas telas”, afirma.

A produção foi viabilizada com recursos do Fomento Aniceto Matti, por meio da Lei Municipal de Maringá nº 11.899/2024.

Sessões em quatro espaços culturais

Depois da estreia no Cineflix do Shopping Cidade, nesta sexta-feira (31), o filme será exibido em outros três espaços culturais de Maringá. No dia 9 de novembro, haverá duas sessões no Cine UEM, às 18h30 e às 20h. No dia 11, a exibição será no Cine 2 Coelhos, no Teatro Barracão. Já no dia 12, o público poderá assistir ao curta na Arena das Artes.

As sessões do dia 9, após a primeira exibição, e do dia 12 terão bate-papo com o público. Todas as apresentações contarão com legenda descritiva, e a classificação indicativa é de 14 anos.

Serviço

Exibição do curta-metragem “Veludo Vermelho”

  • 31 de outubro, às 10h: Cineflix Shopping Cidade.
  • 9 de novembro, às 18h30 e às 20h: Cine UEM. Bate-papo após a primeira sessão.
  • 11 de novembro, às 20h: Cine 2 Coelhos, no Teatro Barracão.
  • 12 de novembro, às 20h: Arena das Artes. Bate-papo após a sessão.

Entrada: gratuita.

Classificação indicativa: 14 anos.

Acessibilidade: todas as sessões terão legenda descritiva.

Mais informações no Instagram @enodia.producoes.