Maringá recebe, neste sábado (26), o 1º Encontro das Candidaturas Negras do Paraná. Organizado pelo Coletivo Negro Aquilombar, o evento começa às 16h, no Bar do Turco, localizado na Avenida Mario Clapier Urbinati, 843, na Zona 7.
A programação terá uma roda de conversa mediada com a participação de candidaturas negras de diferentes regiões do Paraná. A proposta é promover um espaço de diálogo e troca sobre representação, participação política e os desafios enfrentados pela população negra na ocupação de espaços institucionais.
O encontro também pretende aproximar candidaturas, grupos e iniciativas do movimento negro e sociedade civil. A partir das diferentes trajetórias políticas, os participantes poderão compartilhar perspectivas sobre a presença negra na política institucional e os obstáculos encontrados nesse processo.
Além da programação política, o evento terá apresentações artístico-culturais, exposição e venda de produções independentes. A tarde será encerrada com um DJ set.
Segundo o Coletivo Negro Aquilombar, a iniciativa parte da compreensão de que a participação política também envolve a criação de espaços de diálogo e articulação entre pessoas negras, especialmente durante o período eleitoral.
Embora seja realizado em Maringá, o encontro terá a participação de candidaturas de diferentes regiões do Paraná, com a proposta de colocar em discussão experiências diversas de participação política negra no Estado.
Serviço
1º Encontro das Candidaturas Negras do Paraná
Data: 26 de setembro de 2026
Horário: a partir das 16h
Local: Bar do Turco
Endereço: Avenida Mario Clapier Urbinati, 843, Zona 7, Maringá
Entrada: gratuita
Programação: roda de conversa com candidaturas negras do Paraná, apresentações artístico-culturais, exposição e venda de produções independentes e DJ set.


















