A música brasileira toma conta do ambiente escolar em Maringá. De terça (8) à sexta-feira (11), alunos da rede municipal de ensino vivenciam uma imersão cultural por meio da programação do 47º Festival de Música Cidade Canção (Femucic). A iniciativa faz parte do projeto Femucic nas Comunidades — promovido pelo Sesc Maringá em parceria com a Prefeitura —, que estende as atividades do festival a praças, empresas e instituições de ensino, aproximando o público infantil de novos estilos, arranjos e instrumentos musicais.
A abertura do circuito escolar ocorreu na Escola Municipal Paulo Freire, no distrito de Iguatemi, e encantou os estudantes. Elena, aluna do 1º ano, destacou o aprendizado sobre o processo de criação musical, enquanto Guilherme, do 3º ano, teve o primeiro contato presencial com instrumentos orquestrais, como o violoncelo. Para dinamizar a experiência, os artistas convidados adaptaram o repertório tradicional: o cantor Léo Moço, por exemplo, reinterpreta clássicos do universo infantil — como Fazendinha e O Leãozinho — utilizando novos acordes e harmonias para demonstrar a pluralidade da linguagem sonora.
Estímulo à criatividade e expansão cultural
A presença do festival nas salas de aula é apontada por gestores públicos como um pilar de ampliação de repertório. O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, ressalta que levar a diversidade instrumental para perto das crianças permite contatos inéditos com a arte. Na visão da secretária de Educação, Adriana Palmieri, o projeto reforça o processo pedagógico ao instigar a curiosidade, a percepção auditiva e a criatividade. Representando o Sesc Maringá, Larissa Nunes reforça o impacto social da ação, que descentraliza a programação do Femucic e democratiza o acesso ao trabalho de músicos de diferentes regiões do país. (com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maringá)
Programação nas escolas municipais
- Clara Corrêa
- Quando: Dia 8, às 10h e às 14h
- Onde: Escola Municipal Lídia Ribeiro Dutra da Silva
- Murilo Teodoro
- Quando: Dia 9, às 10h e às 14h
- Onde: Escola Municipal Padre Pedro Tanaka
- Jakson Vinicius
- Quando: Dia 9, às 10h
- Onde: Escola Municipal Campos Salles
- Jakson Vinicius
- Quando: Dia 10, às 10h
- Onde: Escola Municipal Renato Bernardi
- Mariana Sella
- Quando: Dia 10, às 13h30
- Onde: Escola Municipal Renato Bernardi
- Cucamonga



















