Documentário sobre tradição do candomblé terá exibição gratuita na Casa Luanda

Max Miranda (Fenda) / Matheus Juvencio
Tempo de leitura: 2 min

A Casa Luanda recebe, no dia 14 de agosto, o lançamento do curta-metragem documental Iyabassé e a Comida de Santo. A sessão começa às 19h30, tem entrada gratuita, classificação livre e contará com recursos de acessibilidade em Libras.

Além da exibição, a programação prevê um bate-papo com a equipe de produção e convidados, apresentação do Maracatu Roda do Encanto e distribuição de comida de axé. Estão confirmadas as presenças da protagonista do filme, Mãe Carminha da Oxum, e do responsável pela trilha sonora original, Ogan Dayvison Guian.

Produzido com recursos do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), o documentário acompanha a trajetória de Mãe Carminha da Oxum, uma das mais antigas lideranças femininas da comunidade do Pina, no Recife (PE). A obra destaca seu trabalho como Iyabassé, função responsável pelo preparo das comidas sagradas oferecidas aos orixás nos terreiros de candomblé.

Mais do que cozinheira, a Iyabassé ocupa um papel espiritual fundamental dentro da religião de matriz africana. É ela quem preserva conhecimentos transmitidos entre gerações, seguindo rituais específicos para o preparo de cada alimento, considerado parte da comunicação entre o mundo humano e o sagrado.

Foto: Max Miranda (Fenda) / Matheus Juvencio

Nascida em 1950, na Ilha do Joaneiro, em Campo Grande, no Recife, Mãe Carminha cresceu no candomblé e, na década de 1970, foi escolhida por Xangô para exercer a função de Iyabassé em seu terreiro. Ao longo dos anos, tornou-se referência nacional pelos conhecimentos relacionados às tradições de matriz africana e pelo trabalho desenvolvido na comunidade.

Com direção e pesquisa de Laís Fialho, roteiro de Leo Falcão, coordenação de produção audiovisual de Max Miranda (Fenda) e coordenação de projeto de Douglas Kodi, o filme propõe uma reflexão sobre espiritualidade, cultura alimentar, memória e práticas contracoloniais, valorizando saberes historicamente invisibilizados.

Segundo a diretora Laís Fialho, a proposta surgiu a partir do desejo de registrar a história de Mãe Carminha e evidenciar a importância das Iyabassés dentro do candomblé.

“Quando idealizei esse projeto, meu interesse era contar a história de Mãe Carminha e, com isso, valorizar essa importante tecnologia ritual dos candomblés, celebrando todas as iyabásses. É claro que fiquei apreensiva com o modo como ela lidaria com as câmeras e com o fato de contar sua história para tanta gente, mas ali Oxum reinou, ela tirou de letra. Todo o processo de gravação das entrevistas, da feitura dos alimentos e, depois, da decupagem e seleção do que seria possível e pertinente mostrar foi muito especial e contou com a participação dela. Quem tiver os sentidos disponíveis para perceber vai aprender algo com o recado”, afirma.

Serviço

Exibição do documentário Iyabassé e a Comida de Santo

Data: 14 de agosto (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Casa Luanda (Avenida Gastão Vidigal, 55), Maringá
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Intérprete de Libras

Após a sessão haverá bate-papo com a equipe, distribuição de comida de axé e apresentação do Maracatu Roda do Encanto. O projeto foi contemplado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.