Há 25 anos vendendo produtos japoneses, equipe da Loja da Alice torce para o Japão nesta partida 

Filha de pai japonês, Alice vende produtos japoneses há 25 anos em Maringá. A equipe do estabelecimento afirma que o coração está dividido, mas gostaria de ver o Japão conquistando a taça pela primeira vez.
Interior da Loja da Alice. Foto: reprodução/ Helio Takemi Sakamoto
Tempo de leitura: < 1 min

O maringaense que passa pela Avenida Colombo pode notar uma que há uma loja com um grande adesivo de uma sakura – uma flor de cerejeira muito presente no Japão. Ao entrar no estabelecimento, o cliente se sente em terras japonesas. A Loja da Alice é uma conveniência que vende produtos orientais – sobretudo, japoneses. Entre eles, bentô, sushi,  onigiri, lamen instantâneo. O local possui mesas para quem quer comer por lá e carrega o carinho de uma proprietária filha de pai japonês. 

Alice, Brasil e Japão

O pai de Dona Alice veio para o Brasil em busca de novas oportunidades e recebeu apoio dos brasileiros. De início, viviam em São Paulo.

 Alice se mudou para Maringá na década de 1990 e abriu seu estabelecimento em 2001.

Logo quando abriu o espaço recebia, na maioria das vezes, a comunidade japonesa. 

Com a popularização do k-pop, filmes e doramas no  streaming, o espaço conquistou novos públicos. Hoje, recebe desde donas de casa que buscam macarrão e alimentos para casa até jovens que buscam espaços de culturas diferentes para frequentar.

O jogo

Isamara, funcionária da loja, afirma que seus colegas de trabalho estão emocionados com a partida, e que ambos os times são importantes para eles. Ela afirma que, inicialmente, a torcida é para o Japão – porque, segundo eles, o Brasil já ganhou cinco edições do campeonato e o Japão sonha em conquistar a primeira estrela.

No entanto, ela afirma que o coração fica dividido no momento em que o árbitro apita: vai ficar triste pela equipe que perder – e torce pelos dois times.