Conferências Locais de Saúde em Maringá mobilizam 44 reuniões e elegem 340 delegados

Conferências Locais de Saúde em Maringá mobilizam 44 reuniões e elegem 340 delegados
Foto: Rodrigo Grando / PMM
Tempo de leitura: 2 min

Foram encerradas neste fim de semana as Conferências Locais de Saúde em Maringá. Ao todo, a mobilização contou com 44 encontros realizados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais do município. As assembleias reuniram usuários do sistema público, profissionais da área, prestadores de serviço e representantes da gestão municipal para debater melhorias e planejar as diretrizes do setor.

As reuniões cumpriram duas etapas deliberativas importantes: a definição das entidades que vão compor os conselhos locais de saúde pelos próximos quatro anos e a eleição dos representantes que terão direito a voto na etapa municipal do processo.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aparecido da Silva Castro, as plenárias nos bairros resultaram na escolha de 340 delegados. “São essas pessoas que vão representar a cidade no dia 19 de junho, ajudando a formular políticas públicas que farão a diferença no dia a dia das pessoas”, destacou.

Participação comunitária

Para os moradores, o espaço de debate é visto como uma ferramenta de cidadania. O líder comunitário do Jardim Bertioga, José Alves dos Santos, que já esteve presente em edições anteriores, reforçou a necessidade do engajamento. “A demanda pela saúde pública é muito grande e queremos, cada vez mais, melhorias. Esse momento é muito importante para contribuir com sugestões e opiniões”, declarou.

A dinâmica também atraiu novos participantes, como foi o caso de Dirceu Armelin, morador do Jardim Porto Seguro. Ele acompanhou uma das últimas reuniões do cronograma, realizada na UBS Céu Azul. “Primeiro, preciso conhecer como é a dinâmica, ouvir as propostas e, da forma que puder, vou contribuir. Esse diálogo é muito importante porque a saúde pública é para todos”, avaliou.

Etapa municipal

As propostas validadas nos bairros serão levadas para a 16ª Conferência Municipal de Saúde, que ocorrerá no dia 19 de junho. O evento terá como tema central ‘Saúde, democracia, soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil’.

O secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, ressaltou que a construção conjunta com os moradores dá maior precisão às metas que serão apresentadas, posteriormente, na Conferência Estadual de Saúde.

“Com a participação da sociedade conseguimos elaborar ações mais assertivas para as pessoas que buscam os serviços de saúde pública. Essas ações podem até servir de inspiração para outras cidades durante a conferência estadual”, concluiu o secretário.