O universo complexo dos sentimentos infantis ganhará vida nos palcos de Maringá por meio de cores, gestos, sons e texturas. No dia 29 de maio, estreia no Teatro Reviver Magó o espetáculo “Dentro da gente”, uma produção de teatro bilíngue voltada para as infâncias. Viabilizada pelo Prêmio Aniceto Matti, a temporada contará com seis apresentações gratuitas, todas com acessibilidade em Libras integrada à própria cena.
Livremente inspirada no best-seller “Emocionário: diga o que você sente”, de Cristina Núñez Pereira e Rafael R. Valcárcel, a montagem foge do formato didático tradicional. A proposta, dirigida por Fernando Ponce, aposta em uma narrativa visual e corporal para que crianças e adultos identifiquem sentimentos como medo, tristeza, inveja e frustração de forma lúdica e subjetiva.
Libras como estética e linguagem sensorial
No palco, os atores Bárbara Bittencourt e Leonardo Fabiano quebram a barreira do texto verbal puro. O espetáculo utiliza uma linguagem sensorial profunda onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) não funciona apenas como mera tradução em um canto do palco, mas como parte da coreografia, da estética e da narrativa visual executada pelos próprios artistas.
O diretor Fernando Ponce ressalta a importância de validar todas as experiências sentimentais na infância:
“Traduzimos cada emoção de maneira artística e simbólica, considerando sons, corpo, voz e cenário. Entendemos que todas as emoções são válidas, mesmo aquelas consideradas ‘negativas’, e que reconhecê-las é o primeiro passo para lidar com elas”, explica o diretor.
A encenação foi planejada para aproximar a plateia do palco, transformando os pequenos maringaenses em espectadores ativos da experiência artística.
Ações formativas para a comunidade
Antes mesmo das cortinas se abrirem para a estreia oficial, o projeto promove duas atividades de formação gratuitas no dia 23 de maio, sediadas na Lúdica Escola de Teatro:
10h às 12h | Oficina “Teatro para as infâncias e a criança espectadora”: Ministrada por Fernando Ponce, propõe uma reflexão sobre a produção cultural voltada ao público infantil.
13h30 às 15h30 | Palestra “Toda criança é um artista”: Conduzida pela psicopedagoga Renata Vidal, o encontro aborda os impactos do consumo de arte na formação cidadã.
As inscrições para as atividades formativas devem ser feitas previamente pela internet via formulário online.
Serviço
Espetáculo: “Dentro da Gente”
Onde: Teatro Reviver Magó (Praça Todos os Santos, s/n – Zona 2)
Datas e Horários:
Sexta (29/05): 14h e 20h
Sábado (30/05): 15h e 20h
Domingo (31/05): 10h e 16h
Entrada: Gratuita (Classificação Livre)
Inscrições para Oficinas (23/05): Link do Formulário
Mais informações: Instagram @ensinearte


















